Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Dignidades (Parte 2.1- Planetas em detrimento).

Neste post, vamos tentar explorar os mitos que circundam os planetas em detrimento.

Vou tentar ser conciso e, ao mesmo tempo, abarcar informação relevante. Já estava sendo possuído pelo espírito da procrastinação e, quando percebo isso, urge uma providência, nem que seja fazer as coisas de um modo mais fácil para que se vença a resistência da preguiça. Isso porque eu imaginava um mega post sobre os planetas em detrimento, mas de que adianta imaginar algo espetacular se você tem preguiça de fazer? 

Introdução

As informações sobre planetas em detrimento são escassas. Ao menos, no período da astrologia que mais nos interessaria – os autores árabes e os da fase clássica (do século 1 ao nono depois de Cristo). Nesse longo período, de autores concisos porém maravilhosos, eu vejo coisas esparsas e vagas sobre o conceito de detrimento. 
Os astrólogos medievais e seus tradutores – confesso não saber em quem colocar a culpa – tem um péssimo defeito ao escrever/traduzir, que é ser vago nos adjetivos pelos quais classificam os princípios astrológicos. Assim, estar em detrimento, retrógrado e cadente são todos princípios astrológicos classificados como COISAS RUINS. 
Estar em detrimento é ruim, estar cadente é ruim, retrógrado ruim. Só que cada uma dessas coisas abarca um tipo de mal diferente. Várias analogias são possíveis para explicar isso. Por exemplo, o mal de estar atrasado pro trabalho é diferente do mal de fazer a coisa toda errada, com péssima qualidade. 
Se você não ler o texto todo de cada autor de interesse, nunca saberá a que se refere cada conceito, pois um dia, numa bela frase, de num belo e aleatório parágrafo, você acha a resposta, bem disfarçada num aforismo. Assim funciona o aprendizado em astrologia. 

Primeira definição encontrada para um planeta em detrimento

Então, vou começar com a primeira frase vaga sobre planetas em detrimento que se tem notícia, em Serápio de Alexandria:

“Estar em oposição ao seu domicílio é ruim”

Essa é a definição mais clara para se explicar a um iniciante como reconhecer se um planeta está em detrimento. Indo além do óbvio, porém, o que me chamou atenção logo de cara é a expressão ‘oposição‘. 
Teoricamente, sabemos que um planeta deve aspectar seu domicílio para que ele possa vê-lo e, assim, por ele zelar, mas aqui temos uma informação paradoxal: quando o planeta se encontrar em oposição ao seu domicílio, ao mesmo tempo que isso é bom por estar em aspecto, é ruim pelo simples fato de ser oposição? Como assim?!
Ora, sabemos que os aspectos de quadratura e de oposição são considerados maléficos, por possuírem as qualidades de Marte e de Saturno, respectivamente; entretanto, em toda a literatura, apenas a oposição do planeta ao seu domicílio é considerada ruim, ignorando-se sumariamente as quadraturas. Quando o planeta se encontra em quadratura ao seu domicílio, nada é dito – e temos exemplos interessantes de que isso pode ser muito bom, como é o caso de Marte, exaltado em Capricórnio e ao mesmo tempo em quadratura com Áries. 
Dito isto, temos que buscar outras razões para entendermos porque planetas em detrimento são ruins, e a que tipo de ‘ruindade’ Serapio se refere. 
Vamos avançar um pouco no tempo e chegar a Sahl, autor do século VIII d.C. Num parágrafo aleatório, ele lança a seguinte pérola:

“Se o regente do Ascendente estiver em oposição ao seu próprio domicílio, o mestre da questão temerá o propósito pelo qual pergunta, pois isso lhe será severo

Então temos aqui uma afirmativa interessante, que pode estreitar o significado do que seria ruim no  detrimento. O aspecto de oposição tem a qualidade de Saturno, planeta que significa dúvida, escuridão, adversidade e medo. Nota alguma semelhança dos termos saturninos com as palavras em negrito?

Para mim, está fazendo sentido. Quando um planeta estiver em detrimento, ele ainda administra o assunto que rege, mas, por estar em oposição ao seu domicílio, a pessoa indicada pelo planeta e pela casa está temerosa por si. Estar em detrimento, implicaria estar com medo do desenrolar do assunto, mesmo zelando (em aspecto) por ele. 
O detrimento pode ter outros significados? Talvez se explorarmos a raiz etimológica do termo, tenhamos mais insights. Ou não.

Etimologia de ‘detrimento

A palavra ‘detrimento’ vem do latim ‘detero‘, que significa, dentre outras coisas, ‘desgastar’, ‘deteriorar’. Militarmente, ‘detero‘ também é usada para se referir ao desmanche de um exército em fuga – quando os soldados, desesperados, correm para todos os lados e desfazem a sua formação como tropa. 
O termo “detrimento” foi usado por João de Sevilha, um dos maiores tradutores do medievo das obras árabes para o latim, como tradução do árabe fasad, que significa “se tornar mal, corrupto, distorcido, destruído”. 
A maioria dos significados acima apontam para a decadência de uma condição. O tema proposto aqui é DESINTEGRAÇÃO, que se opõe a CRIAÇÃO. Portanto, uma coisa representada por um planeta em detrimento tem estaria velha, desgastada e não duraria muito. 
A partir da baixa idade média e renascimento, o termo detrimento passou a se referir especificamente a um planeta estar em oposição a um dos seus signos. Antes, disso, porém, ele era empregado para qualquer situação na qual o planeta tinha algum elemento de desintegração, corrupção ou distorção: e há uma abundância de conceitos que podem significar uma coisa ou outra dessas, como cadência, aflição por maléficos, etc. Portanto, o estudo do termo “detrimento” não serviria para especificar o que significara o planeta estar em oposição ao seu domicílio. 
Precisamos cavar mais fundo ainda. Em virtude da enorme quantidade de informações, esse post terá uma continuação a seguir. Vamos encontrar mais material que corrobora com a primeira definição de detrimento (a do início do artigo) e aprender que detrimento não indica significados planetários necessariamente ruins. 

No comments yet»

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: