Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Zodiacal Releasing: uma análise resumida.

Vettius Valens é a referência em Astrologia Helênica, dada a sua produção autoral de nove livros, extensa se comparada aos seus contemporâneos e outros que floresceram até o século VII d.C. que poderiam ser chamados de Astrólogos Helênicos como ele o foi. Na sua obra, temos contato com uma técnica preditiva chamada por ele de “Liberação” ou “Lançamento Zodiacal” (do inglês, Zodiacal Releasing, e em grego, Aphesis). Ainda está pra nascer uma tradução melhor do termo para o português.

Trata-se de uma das técnicas preditivas mais simples com a qual já me deparei. Basicamente, consiste nos seguintes passos:

  1. Encontra-se o signo do Lote da Fortuna (Asc + Lua – Sol, em mapas diurnos, ou Asc + Sol – Lua, em noturnos).
  2. Seguindo a ordem dos signos, atribui-se uma quantidade de anos para cada um, conforme os anos menores dos planetas. A exceção fica para Capricórnio: os anos menores de Saturno (seu Regente) são 30, mas ele recebe 27. Aquário fica com 30. Veja abaixo como isto se processa:
  • Câncer (Lua): 25 anos.
  • Leão (Sol): 19 anos
  • Virgem e Gêmeos (Mercúrio): 20 anos cada.
  • Áries e Escorpião (Marte): 15 anos cada.
  • Libra e Touro (Vênus): 8 anos cada.
  • Sagitário e Peixes (Júpiter): 12 anos cada.
  • Capricórnio e Aquário (Saturno): 27 e 30 anos, respectivamente.

A análise da técnica é mais simples ainda. Os períodos de signos que estiverem angulares em relação ao Lote da Fortuna são ditos por Valens como mais “energéticos“. Em outras palavras, são períodos nos quais se esperam mudanças intensas em algum campo da vida, ou a área da vida relacionada possui mais atividade.

 

O mais interessante, porém, é que essa técnica não se restringe ao Lote da Fortuna. Podemos usá-la também com qualquer Lote de um assunto que se deseja analisar. Toda vez que a Liberação de um Lote estiver num signo angular em relação à Fortuna, as coisas ligadas a ele serão mais “energéticas”.

 

Para tanto, é fundamental entender profundamente o significado do Lote analisado, com a razão de se entender o que está procurando. Será muito comum, pela ignorância do estudante, atribuir atividades erradas a um lote. Tomemos por exemplo o Lote do Casamento (Asc + Vênus – Saturno, para os homens, Asc + Saturno – Vênus para as mulheres). Por ser um lote envolvendo na sua equação Saturno, um planeta que representa nossa resistência em não abandonar atividades, e cujo sexo é neutro (ou seja, nem homem, nem mulher), o Lote do Casamento está muito mais ligado à manutenção da vida conjugal – algo que pode ser muito difícil e, por diversas vezes, chato. Esse lote, portanto, não estaria ligado a atividade sexual.

Se o leitor realizar o lançamento zodiacal do Lote do Casamento pensando que encontrará os períodos de maior atividade sexual do nativo, pode se decepcionar. O período zodiacal do lote que estiver angular pode, na verdade, revelar outra coisa: os períodos de maior energia voltada para a manutenção do compromisso conjugal ou do namoro.

Ao invés do Lote do Casamento, devemos efetuar o Lançamento de Eros, o lote relacionado a Vênus, para sabermos os períodos de maior atividade sexual ou paixão na vida da pessoa (nem sempre essas duas coisas vêm juntas).

Tenho percebido que, quando o Signo do Lançamento de Eros for angular em relação ao Lote da Fortuna (ou seja, no signo da Fortuna ou no 1º, 4º, 7º ou 10º signos a partir dele), a depender da época em que isso ocorrer, a pessoa finalmente sai do seu período de celibato ou então ela entra numa atividade sexual intensa, realizando experiências sexuais que nunca fizera antes. Ou então ela se apaixona perdidamente por alguém, ou entra numa época na qual as paixões serão intensas. Evidentemente, por se tratar de uma técnica genérica, seus resultados também o serão, e o astrólogo deve ser sábio para adaptar isso às circunstâncias do indivíduo. Pessoas que possuem grande resistência a relacionamentos terão nos períodos mais energéticos apenas uma paixão platônica por alguém.

Como você pode ver, os períodos dos planetas em questão podem ser muito grandes, dando margem ao argumento cético de que muita coisa pode acontecer em 20 anos. Eu também concordo com esse argumento, mas podemos dividir os períodos maiores em subperíodos, como se faz na Firdaria, e assim podemos especificar as épocas com maior acurácia.

Como tudo dentro da astrologia, essa técnica pode ter seus resultados refinados pelo regente do signo do Lançamento atual, através da sua condição zodiacal e dos aspectos que tanto o signo quanto ele recebem, mas muita coisa pode ser descoberta apenas dando uma olhada nos signos angulares em relação ao Lote da Fortuna.

Dentro dessa técnica, existe um conceito interessante chamado “a perda da ligação” (do inglês the loosing of the bond) que pode definir qual seria a época mais dramática dentro do período que se analisa. Mas isso é conversa para um outro artigo. Meu intento é quebrar esse artigo em outros do mesmo tema e oferecer as referências para se aprofundar na técnica.

Como calcular seus períodos? O software gratuito Zodiacal Aphesis

Felizmente, existe um programa gratuito que calcula todos os períodos de aphesis para você. Ele se chama Zodiacal Aphesis, criado por Curtis Manwaring, autor do Delphic Oracle, o primeiro software a explorar técnicas helênicas de astrologia. Ele pode ser encontrado nesse link:

 

http://archive.org/details/tucows_285560_Zodiacal_Aphesis 

Caso se interesse na técnica, tente aprender sozinho a mexer no programa, que é relativamente simples se comparado aos outros softwares de astrologia. Ele não calcula o mapa natal da pessoa, mas pede a data e hora de nascimento apenas para fazer o cálculo da liberação a partir de qualquer signo que a pessoa escolher. Por exemplo, se você quiser efetuar a liberação do lote do espírito em Peixes (como é meu caso), deve-se escolher o início da liberação a partir desse signo. Sabendo onde ficam os Lotes do seu mapa, você pode “lançar no zodíaco” qualquer um.

2 Comments»

  Márcio wrote @

Olá!
Parabéns pelo blog! Muito bom!
Tenho uma dúvida a respeito desse post: e, dentro dos períodos grandes que não estão angulares à parte da fortuna, existiriam subdivisões mais ativas? E quais seriam as subdivisões mais ativas dentro dos períodos angulares?

Abraço!

  Rodolfo Veronese wrote @

Adivinha… simplesmente os signos angulares ao lote da fortuna, sempre.

Eu vou escrever um segundo artigo sobre isso.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: