Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Últimas notícias

O blog está parado por uns tempos porque estou estudando o curso de Astrologia Jaimini, do Ernst Wilhelm. Jaimini foi um sábio (rishi) indiano que criou uma escola de astrologia genial, ao mesmo tempo simples e reveladora do indivíduo cujo mapa se analisa, tanto no plano físico quanto espiritual.

Para os falantes da língua portuguesa, é difícil falar de Astrologia Indiana numa estrutura como um blogue. O estilo superficial da blogosfera geralmente requer do leitor uma iniciação no conhecimento exposto para que ele entenda do que se fala, ao menos os termos usados. Ao contrário da astrologia ocidental – muito difundida por aqui – a maioria dos leitores ignoram os conceitos mais fundamentais de Astrologia Indiana – simplesmente porque estes não são tão difundidos quanto à astrologia ocidental. Eles não são mais difíceis nem mais fáceis: simplesmente diferentes.
A astrologia medival tem muito mais coisas em comum com a astrologia moderna, então é fácil escrever sobre ela num blogue: eu me aproveito do conhecimento prévio do leitor de astrologia moderna para explicar conceitos medievais e clássicos, pois a maioria dos conceitos tem o mesmo nome que se encontra nos livros modernos – dessa forma, é mais fácil explicar e reformular uma idéia contida num nome conhecido do que introduzir novos termos e conceitos.
Se usar a expressão “quadratura”, a chance de um leitor brasileiro já iniciado em astrologia saber o que é isso é bem maior do que entender a que me refiro quando cito o termo “atmakaraka”, da astrologia jaimini. E o pior: enquanto se pode ver na internet facilmente o que uma quadratura significa, a mesma facilidade não é possível com termos Jaimini.
A interseção entre a astrologia indiana e a ocidental é grande, mas não é suficiente para que eu comece a fazer artigos partindo do princípio que o leitor entenda tudo que seja citado. Os planetas são os mesmos, as casas e os signos idem, mas o que se faz deles, bem como os aspectos, são vistos de formas completamente diferentes. Eu diria que desafiam nosso modo ocidental de analisar o mapa e de usar aspectos.
Assim sendo, postar artigos superficiais aqui está ficando cada vez mais difícil à medida em que me aventuro pela Astrologia Indiana. Para remediar isso, estou trabalhando num vagaroso projeto que visa construir um site no qual o leitor possa recorrer para aprender os conceitos mais básicos da astrologia indiana e ocidental. Esse site já existe, porém está em construção: o meu domínio próprio astrosphera.com,
O site ainda está longe de me satisfazer em muitos critérios, inclusive no conteúdo. Já há um capítulo introdutório sobre aspectos e testemunho, mas confesso que ele deixa a desejar para mim. Portanto não encare isso como o lançamento do site. Só estou mostrando que ele está em construção, ok?

No comments yet»

Leave a Reply

