Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

aspectos e outras coisas da astrologia: as pistas.

Quando você estiver interpretando um planeta, algumas (muitas) dúvidas podem aparecer.

Eu diria que a dúvida mais comum é especificar o que um planeta representa para a casa onde ele está.
Um planeta na casa 8 pode representar acidentes, uma morte violenta, coisas súbitas, mas se ele estiver em aspecto com um maléfico, isso é mais certeiro.
Por outro lado, se o planeta acima estiver em aspecto com um benéfico, a tendência é que ele funcione na casa 8 como representante de heranças e/ou dinheiro de sociedades.
Os aspectos servem para definir melhor o que o planeta representa. Eles não mudam a ‘cor’ do planeta, apenas suavizam ou a intensificam.

Eu bati a cabeça muitas vezes com os aspectos e até hoje bato, mas do jeito que eu os entendo hoje é melhor… ou menos pior.
Antes dessa perspectiva, eu rezava para não encontrar aspectos, hoje eu quero mais que eles apareçam. Sem os aspectos, o planeta fica muito… incerto.
Aspectos, partes árabes, regentes das triplicidades, hyleg, alcocoden… São muitas coisas para aprender, e muitas vezes eu achava que havia coisa demais dentro da astrologia medieval. A quantidade para mim profusa de símbolos era um revés contra meu raciocínio. Mas…
A melhor mudança que o estudante de astrologia pode ter na sua cabeça é converter esses ‘inimigos’ em aliados.

Quando se está começando, é natural querer que o mapa seja mais simples, com menos elementos a serem analisados.
Com o passar do tempo, e com o acúmulo de erros, o estudante aprende que todos os elementos que ele aprender nunca serão suficientes. Nenhum deles é supérfluo.
Na verdade, a Astrologia Medieval Ocidental tem menos elementos do que a Astrologia Jyotisha (indiana). Nós só usamos o mapa natal, os indianos tem vários mapas adicionais baseados no mapa natal, um para cada assunto – as famosas ‘cartas divisionais’.
Os indianos são o exemplo extremo do excesso de itens. A quantidade de elementos a serem analisados é tão grande que a maioria dos astrólogos escolhem apenas alguns itens e deixam de usar outros.
Por exemplo, quando se quer saber a força de um planeta, existem quatro maneiras famosas:
  • Ashtakavarga
  • Shad Bala
  • Varga Bala
  • Avasthas
A maioria dos autores dão importância ao shad bala, mas eu tenho de confessar que em todos os exemplos de interpretação que eu vi ninguém usou todo o shad bala.
O ashatakavarga é interessante, mas pelo que parece o mais comum é usá-lo nas previsões mais do que na interpretação natal.
O varga bala pra mim é muito importante, mas não vejo as pessoas usando muito.
Os avasthas são ‘estados de espírito’ dos planetas. Seriam sentimentos deles, como se fossem pessoas. Tem o avastha ‘deprimido’, ‘triste’, ‘com desejo de dançar’…
P. V. R. Rao diz que cada um dos itens acima refletem facetas do planeta, e sua importância não deve ser confundida.
Quando eu tenho que fazer uma coisa espontaneamente, vai contar mais a minha vontade e ânimo de fazê-lo, então o avastha é importante, mas quando eu vou trabalhar, preciso cumprir a minha função mesmo se eu não tiver disposição – o que torna o avastha desprezível.
Temos que aprender com os indianos muitas coisas, mas a principal é que as coisas tem funções diferentes mas que, no final, se somam em ressonância para representar uma situação complexa. A vida nem sempre é simples.

2 Comments»

  Gisela wrote @

Oi, tudo bem? Cheguei a mandar um email meio grande procê, mas não obtive resposta. Acho que abusei da sua boa vontade. ;-0Olha, esse negócio de vocês não considerarem Urano qubra total o meu mapa porque esse planetinha faz oposição ao meu Mercúrio e Sol na 8 e tem um suuuupersentido.Beijão

  Rodolfo Veronese wrote @

Não ando com cabeça pra nem pra escrever, Gisela, então fico feliz que você tenha compreendido, sem sarcasmo mesmo.Bom, deve fazer sentido mesmo esse aspecto Mercúrio-Urano, mas a Astrologia Medieval é um sistema fechado e que pode chegar ao mesmo resultado que a moderna usando menos elementos.


Leave a Reply

