Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Ascendente Escorpião: Librianos enrustidos?

Existem vários argumentos a favor do zodíaco tropical e vários a favor do sideral, mas será mesmo que a questão se resume a escolher um deles e refutar outro?
No post que falei dos eclipses e as chuvas do Rio, você viu que o zodíaco tropical foi o mais adequado para indicar as chuvas porque o eclipse ocorreu em câncer, signo cardinal (violento, móvel) de água (enchentes).

Como essa simbologia foi um fato isolado, não é capaz de formar um veredicto a favor do zodíaco tropical. É preciso outros fatos como esse para corroborar. Até porque o zodíaco sideral tem funcionado bem em muitos mapas natais.

De qualquer forma, a pesquisa sobre qual zodíaco seria o melhor é cheia de armadilhas. É o que vamos ver nos dois mapas abaixo.
A análise simplista desses dois mapas pode até ser um voto a favor do zodíaco sideral, mas ao se analisar o mapa mais a fundo notar-se-á que ele também tem sentido no tropical.
No zodíaco tropical, o Ascendente Escorpião entra em contraste com o que está na mesma altura do círculo no zodíaco sideral: Libra.
Escorpião e Libra são signos muito contrastantes. Não vamos citar as atribuições modernas de ambos porque nosso blogue é de astrologia clássica. Basta dizer que enquanto Libra é regido por Vênus e a exaltação de Saturno, Escorpião é o domicílio de marte e a queda da lua.
Vênus representa as artes, o sexo e o matrimônio. Marte representa a guerra, o sangue os esportes, o aço. São duas dimensões bem contrastantes.
Em Libra, Vênus se domicilia e Saturno, com todas as suas qualidades e defeitos, se exaltam. Para os indianos, Saturno rege a democracia em mapas mundiais, porque ele representa os extratos mais pobres. Logo, se num mapa de um país Saturno for proeminente, isso indicará que a forma de governo será democrática, pois a massa (Saturno) decidirá o destino do país.
(Os regimes de um país foram em geral monárquicos e autoritários por séculos… Hoje em dia, ser democrático é a ordem do dia, a menos que você queira seu país com embargos econômicos severos…

Por isso, Saturno não necessariamente estará forte em todos os mapas de países democráticos…

Todavia, um Saturno forte em mapas de países indica neles que a liberdade é maior do que outros países com regimes democráticos).
Escorpião é um signo ligado aos mistérios e à morte por uma razão clássica, sabia? Veja essa paráfrase de Antíoco de Atenas:
No Escorpião, onde a Fortuna (Lua) se deprime, nada pode ser exaltado

Antíoco dava as razões para entendermos porque nenhum planeta se exalta em Escorpião.
Na astrologia clássica, a lua é a geradora de todas as coisas, representando o dom da vida e da criação de tudo. Esse dom é dado a todos os seres, sem que eles peçam ou mereçam. No Cristianismo, isso é chamado de “Graça”, um favor imerecido.
Podemos chamar “Graça” de “Fortuna”, porque a vida é um dom que os seres não se esforçam para receber, apenas para manter (e há quem pense que não temos controle nenhum para mantê-la…)
Ora, Escorpião é o signo onde essa Graça se desvanece, onde todas as coisas perdem esse favor imerecido de viver pois é o Signo da Queda da Lua, a geradora de todas as coisas dentro do mundo sublunar. Assim sendo, não há signo melhor para representar a morte e seus mistérios, algo enfatizado pelos astrólogos modernos, mas que é possível num contexto clássico devido ao trecho acima.
Ora, se em Escorpião, toda a vida pode se esvanecer, nada é capaz de se exaltar dentro desse signo. Nem mesmo Saturno é capaz, porque em Astrologia Clássica Saturno representa vários seres vivos, ainda que asquerosos…
Depois dessa longa introdução às diferenças de cada signo, vamos pegar o mapa de duas pessoas com Ascendente Escorpião no zodíaco tropical.
David Lynch:

Se usarmos o zodíaco tropical, marte rege o ascendente, e portanto tem algo a dizer sobre a motivação de vida deste homem.
Marte se une a Saturno na Casa 9, em queda. Poderia representar alguém que tem problemas sérios no exterior, ou com questões religiosas, ou qualquer outra coisa derivada da casa 9.
Questões de casa 9 nem são as mais importante para a vida desse cineasta, pintor e desenhista de quadrinhos. Dá pra ver que o cara respira arte, que é a motivação de vida dele.

Lynch nunca pensou em fazer outra coisa. Até mesmo os empregos mais caretas dele envolviam arte, ou então eram apenas ‘bicos’ para sustentar arte.

Se, porém, convertermos Escorpião ao Signo sideral de Libra (roda mais externa), veja só como a coisa muda.

Para começar, o Signo Ascendente deveria ser a motivação de vida da pessoa: essa teoria é ensinada por um astrólogo tropical, Robert Zoller!

No entanto, já fiz muitos mapas tropicais nos quais a motivação de vida era um tanto confusa e inadequada se comparada à vida real da pessoa.

Não é o caso nesse mapa sideral. Vênus regendo o Ascendente é sinal claro da motivação estar em alguma coisa venusiana. No caso, obviamente as artes.

Meu irmão tem um mapa com Ascendente Escorpião também. Ele adora tocar guitarra e conseguiu um emprego estatal talvez só para ter tranquilidade de exercer seu hobby.

Veja, entretanto, que ele está com o Sol em conjunção com Vênus da mesma forma que Lynch.

E é aí que vemos os vieses:

Enquanto os astrólogos que gostam do zodíaco sideral diriam que Vênus é a mais indicada para representar o ascendente de Lynch e do meu irmão, os tropicalistas enfatizariam que Leão é o décimo signo do ascendente escorpião (profissão e vocações) e, sendo assim, sua conjunção com Vênus indicaria artes.

Isso é para que o leitor entenda o quão difícil é estudar um tema como esse. Para sabermos qual zodíaco representaria melhor os seres humanos, são necessários muitos casos de interpretação com a mesma técnica e usando os dois zodíacos. Um ou dois mapas não é suficiente.

Quando se quer provar que uma teoria está certa, basta mostrar argumentos a favor e varrer para debaixo do tapete os contrários ou então desmerecê-los. Depende da honestidade intelectual de cada um.

Para mim, a forma mais intelectualmente honesta é mostrar que há vários vieses que tornam a questão zodiacal complicadíssima de ser definida.

Esse modo de se lidar com teses contrastantes pode soar coisa de maluco, mas apenas é uma dialética para expor esse assunto tão polêmico para a Astrologia.

2 Comments»

  Edson wrote @

Rodolfo, estas comparações utilizando os dois zodíacos são muito reveladoras, principalmente para aqueles, como eu, que ainda estão em dúvida de qual sistema adotar.

  Edson wrote @

Aproveito o espaço para lhe fazer uma indagação: Como fica a angularidade do eixo de casas 4/10 no sistema sideral? Fico na dúvida, pois neste sistema adota-se o método de signo inteiro para as casas e dessa forma, onde observaríamos a angularidade, no eixo FC/MC ou na cúspide da casa 10, por signo inteiro?


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: