Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

A Casa e sua Imagem

É natural um certo mau humor quando nos deparamos com a profusão de pontos a serem analisados em Astrologia Medieval. Quando você pensa que encontrou algo mais simples na astrologia védica, se enganou completamente… Porém, à medida em que vai aprendendo a usar esses símbolos, eles se tornam seus aliados mais fiéis.


Para lidar com tantos significadores (karakas), os indianos lidam com derivação de casas constantemente. É um sistema simples, se o praticante for
nele iniciado corretamente. Caso contrário, vai se confundir. A derivação de casas mostra claramente que um assunto pode ser visto sob várias perspectivas, sendo a origem das perspectivas dependente dos pontos usados como referencial.

Isso pode ser visto no exemplo abaixo:

*O ascendente do mapa em Touro, o zodíaco usado é sideral (Lahiri ayanamsa). Cada quadrado é um signo, a ordem zodiacal no sentido horário (e não anti-horário, como no mapa ocidental). Os signos nunca mudam de “quadrado” nesse tipo de mapa, o ascendente e outros pontos sim. Os quadrados do canto, por exemplo, sempre serão signos mutáveis. Peixes sempre está no canto superior esquerdo. Um signo inteiro será uma casa, então se o Ascendente (As, em vermelho) é Touro, o Signo inteiro de Gêmeos será a Casa 2, e assim sucessivamente.

Pouco a pouco, vamos explorando a figura sob vários ângulos. No mapa acima, extraído ao acaso, o ascendente em Touro, Arudha Lagna* em Peixes. O regente de Arudha lagna, Jupiter, em aquário, na Casa 10 a partir do Ascendente.

*(Futuramente, você saberá o que é Arudha Lagna e como calculá-lo, mas se quiser pode ir vasculhando a internet para sabê-lo. Não falta material para isso)
Como seria a interpretação desse júpiter? Usando vários pontos como Ascendentes, temos um panorama muito mais rico. Júpiter está na 10 a partir do Ascendente, uma casa de fama.

Se usarmos o arudha lagna em Peixes como outro ascendente, saberemos o que esse júpiter representa do ponto de vista da imagem que essa pessoa tem no mundo. Mas antes, uma introdução a esse conceito fascinante.

————————————————————————————————————
Os Arudhas.

Os Arudhas são pontos usados para saber as ilusões que um assunto tem. Apesar do termo “ilusão” remeter algo abstrato e impalpável, na verdade esse conceito no hinduísmo remete ao inverso.

Existem duas coisas na interpretação, muito usadas:
  1. a casa
  2. a imagem da Casa
A imagem é chamada de Arudha ou Pada*. A casa representa uma experiência mais subjetiva, enquanto suas ilusões indicam seu aspecto mais sólido e tangível pela experimentação dos cinco sentidos.

* Os astrólogos indianos comumente usam uma mesma nomenclatura para simplificar a escrita. O Arudha de uma Casa é representado pela letra “A” mais o número da mesma. Assim, o arudha da Casa 6 simplesmente é dito como A6, da mesma forma com as outras Casas. A exceção fica para o Ascendente e a Casa 12. Suas imagens são chamadas de Arudha Lagna (AL) e Upapada Lagna (UL), respectivamente.

Para diferenciar a casa da sua imagem, não há exemplo melhor do que o do carro. Uma pessoa pode ter um carro de luxo, mas este pode gerar inúmeros transtornos para ela e deixá-la infeliz. O luxo do carro, suas qualidades tangíveis, como teto solar e bancos de couro, são retratados pela imagem dele, enquanto a experiência que o dono tem é refletida pela casa que rege o carro.

Vamos analisar o Regente do Arudha Lagna. Júpiter na 12 do Arudha Lagna indica o aspecto tangível da Casa 12 sobre a imagem que o nativo tem nesse mundo. O que é tangível para a 12? Instituições, hospitais e libertação espiritual (moksha) são os mais usados. Enquanto planetas na 12 refletem a experiência subjetiva dos significados de casa 12, planetas na 12ª Casa da imagem do ascendente são a materialização dos significados de casa 12 experimentados pelo nativo.

Insistirei em explicar a diferença entre a Casa e sua imagem (arudha) para que isso se torne o mais claro possível. Planetas na 12 refletem o que a pessoa sente com inimigos secretos, hospitais e libertação espiritual. Planetas na imagem na 12ª Casa ou na 12ª Casa a partir da imagem do ascendente descrevem os aspectos mais tangíveis dessas coisas. Um júpiter na Casa 12 do Ascendente pode representar alívio que a pessoa sente em situações de Casa 12. O mesmo Júpiter na imagem da Casa 12 representa que o hospital no qual o nativo está é luxuoso (Júpiter).

————————————————————————————————————

Uma vez dominado esse conceito, voltemos ao exemplo de Júpiter. Júpiter está na 12 do Arudha Lagna e portanto tem a ver com alguma coisa palpável de Casa 12. O nativo não experimenta sofrimento dessas coisas porque Júpiter está na 10 a partir do Ascendente, então ele sente boa fama brotando daí. Resta saber a quais significados de casa 12 júpiter está se referindo. Para isso, vamos usar mais ascendentes do que os já citados, e derivar casas deles.

Talvez você não saiba quais Ascendentes a mais deve usar para entender o que esse Júpiter representa, mas vai uma dica simples e preciosa. Você precisa estudar Jyotisha e aprender quais são os karakas de uma Casa, mas eu vou adiantar algumas coisas para entender.


Karakas

Cada casa possui um ou mais significadores, que são chamados de karakas pelos indianos: são planetas que regem assuntos específicos dentro dela. Por exemplo, dentre outras coisas, a Casa 12 rege sofrimento, e o karaka para isso é Saturno. Por outro lado, a Casa 12 pode significar libertação espiritual, e o karaka disso é ketu (nodo lunar sul).

Você precisa aprender a usar os karakas, e então sua prática ficará mais divertida. Junto aos Arudhas, eles serão seus ajudantes pois fornecerão pistas preciosas.

Júpiter é karaka para várias casas, mas o destino de todas não será o mesmo por dependerem de Júpiter. Enquanto ele pode representar os filhos do nativo, também pode indicar dinheiro, e são coisas que não tem relação aparente (até que algum astrólogo ocidental force a barra e use a imaginação para descobrir, ou melhor, inventar uma associação…). Não tendo relação aparente, assim também os seus destinos podem tomar rumos completamente diferentes. Uma pessoa pode ser rica e não ter filhos, ou ter quíntuplos e viver endividada.

A única coisa que os filhos têm em comum com o dinheiro é terem como karaka Júpiter. Apesar disso, eles precisam ver Júpiter sob perspectivas diferentes, porque seus destinos não são necessariamente ligados. É por isso que os Jyotishis contam casas a partir do karaka, pois aí eles sabem o que ele representa especificamente para cada assunto!

Como Júpiter é significador da Casa 2 (dinheiro e propriedades), eu sei que o assunto tem a ver com isso se ele tiver relação com a Casa 2 a partir do signo de Júpiter. Como Júpiter é karaka de crianças, o quinto signo a partir de Júpiter dirá coisas a respeito dos filhos, e não o próprio Júpiter!

Esse raciocínio pode ser generalizado a qualquer Karaka. Vamos usar os karakas da Casa 12 para saber o que esse Júpiter representa com maiores detalhes. Isso porque Júpiter está na 12 do Arudha Lagna, um ponto tão importante quanto o próprio Ascendente, embora represente coisas ligeiramente diferentes. Enquanto o Ascendente reflete a inteligência e o corpo físico, o Arudha Lagna é a imagem que a pessoa passa para o mundo.

Planetas na 12 do Arudha Lagna podem representar dívidas, mas também podem indicar vários outros significados originais de Casa 12. A pista será ver como está essa 12 do ponto de vista dos karakas dela.

A 12 do Arudha Lagna está no 9º signo a partir de Ketu (nodo sul). Isso mostra que esse Júpiter tem uma relação importante com estudos espirituais, porque ketu é karaka da Casas 9 (estudos superiores) e da 12 (libertação espiritual).

Teria Júpiter relação com dívidas? Nesse caso, sim. Por duas razões:
  • Júpiter está na Casa 6 a partir de Saturno (a 6 e a 12 contadas de Saturno lidam com dívidas)
  • Júpiter está na 12 do Arudha Lagna, que tem a ver com dívidas.
Como ele está na 10 do Ascendente teria a ver com carreira? Também! Saturno tem grande relação com trabalho, e portanto a Casa 10 a partir de Saturno teria a ver com isso. Essa casa fica em Gêmeos e abriga ketu. Enquanto júpiter não se relaciona diretamente com a 10 de Saturno, ele está na 9 de ketu, e isso indica espiritualidade e misticismo. Há, portanto, mais uma indicação de que o trabalho do nativo tem a ver com coisas místicas porque ketu está na 10 de saturno.

Em outras palavras: Júpiter tanto indica uma profissão esotérica quanto dívidas. Talvez isso signifique que o nativo pode se endividar quando for exercer essa profissão, mas isso trará muita fama para ele porque Júpiter está na 10 do Arudha Lagna.

Usando todos esses elementos, temos assim um quadro muito mais amplo





No comments yet»

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: