Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Viagem à Índia (com tudo pago)

Enquanto não tenho coragem de ir à Índia como alguns colegas meus o fizeram, eu retomo meus estudos de Astrologia Jyotisha (em sânscrito, ciência da luz), coisa pela qual tenho interesse flutuante há mais ou menos cinco anos. Dessa vez, decidi apostar mais fundo e adquiri os clássicos da Astrologia Védica… de graça.

Ao contrário do que muitos talvez pensem, estudar jyotisha é muito mais acessível do que astrologia medieval. Obviamente, a principal e melhor fonte de informação são os livros, estes muito, mas muito mais acessíveis com o advento da internet. Gloriosos sejam os ebooks!
A razão para entender essa diferença de acesso se justifica principalmente porque a maioria dos tradutores de astrologia medieval estão vivinhos da silva e precisam comer e se vestir. Como as traduções do grego e do latim são muito trabalhosas, nada mais justo do que cobrar por elas, não? É justíssimo, face ao grande favor que eles fizeram para nós, iletrados do Quadrivium, de tornar acessível esses textos numa língua moderna. Mesmo com toda essa justificativa, nós sabemos que a internet é quase anárquica em se tratando de bens culturais e esses livros poderiam facilmente ser digitalizados e pirateados, mas há uma cultura entre os donos de livros de astrologia clássica de não fazer isso, salvo em exceções nas quais o livro está fora de circulação a despeito de todos os convites de editoras. É o que acontece com os sacanas do Project Hindsight, que traduzem coisas maravilhosas e deixaram de produzí-las por razões um pouco herméticas para mim.
Saindo um pouco do mundo dos endinheirados da Astrologia medieval e helênica, as traduções dos livros indianos para o inglês são em sua maioria do final do século dezenove e início do vinte, passando dos oitenta anos de direitos autorais do tradutor. Eu mesmo consegui um ebook digitalizado de uma tradução para o inglês do Brihat Jataka de Varahamihira que data de 1895!
Para baixar os livros, existem alguns sites mais óbvios encontrados no google, e outros mais escondidos. No momento, estou baixando vários livros no perfil do Scribd de um indiano. Ele tem muitos livros de Jyotisha que não são muito óbvios de se achar, muitos já fora de circulação, então seria interessante se inscrever no Scribd para obtê-los.
Vocês sabem que sou uma pessoa generosa quando eu posso ser (eu não vou dar coisas que sejam de outra pessoa sem a permissão dela), então vou disponibilizar aos poucos as coisas que tenho estudado. A primeira delas é de autoria de um autor chamado Mantreswara: o Phaladeepika.
Clique aqui para baixar o Phaladeepika.

No comments yet»

Leave a Reply

