Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Críticas a Astrologia Preditiva.

Estudar Astrologia Clássica é demarcar uma posição um tanto delicada entre Astrólogos abarrotados de concepções pós-modernas.

Prever o futuro implica, de uma certa forma, dizer que ele já está escrito. Também implica um variável grau de invariabilidade do porvir. Ou seja, por mais que eu me esforce, não posso mudar o futuro. Essa conclusão nos tira da responsável posição de agentes sobre as nossas vidas para uma posição desconfortável de apenas observador.

Com o conhecimento prévio do futuro, cria-se uma cisão. De agente, passamos a ser observador das nossas vidas. Cindidos nesse paradoxo, tentamos nos dissociar: enquanto observadores das nossas vidas, damo-nos o direito de discordar do rumo que nós, enquanto agentes, criamos para ela. Essa discordância, porém, só passou a existir na vigência do oráculo!

Paira entre muitos astrólogos a fobia às histéricas, mas a histeria só é um problema para o astrólogo que desacredita no destino e crê que poderá influenciar o rumo da vida de sua cliente influenciável.

As coisas futuras dependem da sua ação e da invariabilidade do seu caráter. Algumas pessoas são previsíveis porque sempre tomam um mesmo tipo de decisão no mesmo tipo de contexto. Seria um absurdo prever da mesma forma com a Astrologia?! O caráter é previsível a esse ponto? Tudo é assim facil e rigorosamente previsível? Decerto que não. Pela mesma razão, a Astrologia é falha, não mais que a ciência moderna, que ainda cria o absurdo da margem de erro, que tenta tornar o imprevisível previsível!

A astrologia tem sua margem de erro? Sim. Ela pode ser encontrada na consciência que o Astrólogo tem acerca da vida do consulente. Quanto menos ele sabe do consulente, maiores as chances dele errar a interpretação do símbolo Astrológico.

Que possamos confiar no potencial da Astrologia Preditiva de uma forma madura, admitindo que ela não é infalível da mesma forma que outras “ciências” também não são.

6 Comments»

  Senhor da Vida wrote @

concordo, tenho pouco a acrescentar, pois vc escreve perfeitamente bem.Abraços!] E no seu rmao sou um gde expectador, aprendiz.

  Dr. R wrote @

obrigado pelo seu precioso retorno. Domo arigatô!

  Paulo Noronha wrote @

Olá Rodolfo. O texto é bem interessante. Temos a implicação do oráculo já ser uma parte do processo por si, então ele é o meio pelo qual algo se desenvolve na nossa vida, conceptulizando a pessoa sobre a situação que virá. Não deixa de ser um aviso do tipo "leve água e chocolate pq a caminhada será extenuante", a previsão nos dá ferramentas teóricas para lidar com um porvir, que já está estabelecido, sim, mas não está experimentado. Então, nesse patamar, tem uma validade prática, afinal de contas, tolo é aquele que conhece as consequências de seu ato e não age de acordo com esse conhecimento.

  Senhor da Vida wrote @

Passando pra enviar grande abraço e dizer que aguardo preciosos textos seu!

  Luan Ramos wrote @

Caro Dr.RTenho o maior gosto em partilhar consigo o selo 'Homens Fabulosos', por ser admirador do seu trabalho bloguístico.Recolha o seu selo em http://www.entendendoastrologia.blogspot.comAbraço.Luan Ramos

  Dr. R wrote @

oi Luan, mil desculpas pela demora em responder. Eu perdi a sua postagem no email e não sabia que estava aqui, ando meio desligado do blog.muito obrigado pelo convite.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: