Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

possessões demoníacas ou retardo mental?!

Nos livros de astrologia clássica, as possessões demoníacas, bem como os adivinhos, videntes e magos eram localizados no capítulo sobre a Casa VI, chamada de mala fortuna. A primeira impressão que se tem dessa categorização é a de que tais práticas e faculdades eram reputadas como doença. Poderíamos crer que tais coisas eram atípicas e, pela mesma razão, se atribuíam à Casa VI. O fato é que as configurações astrológicas reputadas como simbolizadoras de doença mental e possessões não eram restritas à Casa VI, mas envolviam os ângulos em configurações nefastas entre os planetas.

Assim diz o Livro de Aristóteles:

Saturno ao leste com a Lua, e Mercúrio em oposição (a ambos), com os benevolentes (vênus e Júpiter) completamente privados de um olhar (sobre o eixo Lua-Saturno-Mercúrio) geram os possuídos por espíritos ou idiotas.

Se você não entendeu o linguajar acima, não se preocupe: o autor simplesmente se refere a Lua e Saturno no Ascendente, em oposição a Mercúrio no Descendente, sem nenhum aspecto de Vênus e Júpiter.

Vamos comentar a passagem. Temos uma mesma configuração para representar duas coisas bem distintas aos nossos olhares contemporâneos. Quem já viu uma possessão demoníaca (ou pelo menos quem acredita que elas existam) sabe que é bem diferente de um idiota, nome hoje considerado pejorativo para quem possui retardo mental severo. Entretanto, a mesma configuração aqui representa os dois eventos. O que isso poderia indicar?

Antes de entrarmos numa profunda reflexão e crermos que a possessão demoníaca nada mais é do que um enfraquecimento da mente como o retardo mental, talvez a razão para uma diferença tão grande resida simplesmente no vocabulário. Entre nós e o tradutor medieval desse texto (o ilustre Hugo de Santalla) há quase 900 anos de diferenças históricas, sociais e médicas. Não se usam os mesmos termos hoje para as mesmas condições, sendo que essas mudanças de nomenclatura refletem mudanças científicas e históricas sobre as concepções de saúde e doença. Em outras palavras: talvez o autor esteja se referindo a duas condições, mas que para nós se resumam na mesma coisa: um severo retardo mental.

Uma das características da “possessão demoníaca” era a grande agressividade do possuído (é só se lembrar do filme “o Exorcista”). Pois uma das características do retardo mental severo são as explosões de raiva e a exacerbação da libido. Certamente um medievo poderia considerar tais eventos uma possessão demoníaca recaindo sobre o seu pobre filho idiota!

Entretanto, só podemos concluir que o termo “possessão demoníaca” se refere a retardo mental severo pelo contexto proporcionado na citação acima, uma vez que tal expressão é cunhada em diversas ocasiões para se referir a fenômenos diversos.

Com tudo isso em mente, podemos concluir que é necessária alguma bagagem para se ler os textos clássicos. Começar por eles pode ser enganador, mas é um mal necessário para quem deseja se embrenhar pela Arte. Uma conseqüência disso pode ser frequentes desentendimentos. Por um erro de interpretação, o leitor desavisado pode concluir que possessão demoníaca era a mesma coisa que mediunidade e desejar encontrar no mapa do Chico Xavier uma oposição Lua+Saturno-Mercúrio… Decerto ele não encontrará, e sem saber comparará Chico Xavier a um retardado mental.

Futuramente, penso em escrever um artigo sobre a concepção dos astrólogos clássicos acerca do contato com os espíritos, o que para alguns é hoje chamado de mediunidade. Talvez como você já suspeitava, isso não é coisa recente na história da humanidade… Será que a Astrologia Clássica dá seu ponto de vista sobre isso? Sim!

No comments yet»

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: