Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

"Aspectos" de um modo geral.

Os aspectos são um item da Astrologia que pode ser consideravelmente fácil ou consideravelmente difícil. Eu sugiro que você comece pelo mais simples e depois complique. Tomemos um aspecto como exemplo:


Vênus em trígono com Saturno.

Em primeiro lugar, um aspecto nem sempre é recíproco. No aspecto acima, Saturno pode aspectar vênus, mas o contrário pode não acontecer. Dependerá da distância que há entre um planeta e outro. Se a distância que Vênus tiver de Saturno for superior a orbe de Vênus, então dizemos que Vênus não está unida (do inglês “joined to“) a Saturno. Simultaneamente, se a distância entre ambos for inferior à orbe de Saturno, dizemos que Saturno está unido a Vênus.

Como pode um planeta se unir a outro, enquanto o outro não se une a ele?! Na Astrologia Medieval, cada planeta tem a sua orbe, e é ela quem determina a influência de um planeta sobre o outro. Depois de um certo tempo, passou-se a considerar as orbe dos dois planetas em aspecto, mas isso não era a teoria inicial.

O que é uma orbe? A grosso modo, uma orbe é um “halo de luz” que circunda o grau exato do planeta. Abaixo eu indico as orbes mais comuns de todos os planetas:

  • Sol: 15 graus atrás, 15 graus a frente.
  • Lua: 12 graus atrás, 12 graus a frente.
  • Saturno e Júpiter: 9 graus atrás, 9 graus a frente.
  • Marte: 8 graus atrás, 8 graus a frente.
  • Vênus e Mercúrio: 7 graus atrás, 7 graus a frente.

Diante desses valores, voltemos ao aspecto de trígono Vênus-Saturno. Um trígono exato tem 120 graus; isso aconteceria se Vênus e Saturno estivessem no mesmo grau e minuto absolutos, como por exemplo, Saturno em 9 de libra e Vênus em 9 de Aquário, porém as orbes de ambos possibilitam uma tolerância maior a distâncias maiores os graus exatos de um aspecto. Num trígono, Saturno ainda aspecta quem estiver num intervalo de distância dele entre 111 e 129 graus (120 + ou – 9); Vênus, por outro lado, tolera menos: 113 a 127 graus (120 + ou – 7) .

Usando as margens de tolerância acima, vejamos se Vênus estivesse a 17 de Aquário e Saturno estivesse ainda em 9 de Libra. Nesse mesmo exemplo, Vênus é influenciada por Saturno de maneira irrecíproca, o que faz com que voltemos à provação do início do artigo:

  1. A distância entre Vênus e Saturno é de 128 graus. Nessa distância, Vênus ainda está na orbe de luz dianteira de Saturno, que mede 9 graus (128 é contido em 129).
  2. Por outro lado, Saturno não está mais na orbe de luz traseira de Vênus, que mede apenas 7 graus, ultrapassando-a em 1 grau (128 é maior que 127).
  3. Diante do exposto, podemos concluir que, no exemplo acima, Saturno é unido a Vênus, porém Vênus não está unida a Saturno.

Talvez você esteja se perguntando a relevância prática disso. É simples. Se o exemplo acima estivesse num mapa à sua frente, toda vez que você analisasse uma casa regida por Vênus, a influência de Saturno não seria notada, já que no caso acima Vênus não está unida a Saturno. Por outro lado, nas Casas regidas por Saturno, notaríamos uma influência Venusiana pois a orbe Saturnina faz com que este se una a Vênus.

O parágrafo acima dá a dica sobre o melhor modo inicial de ver os aspectos: ignore detalhes de aplicação e separação e se concentre nas orbes. Deixe isso para um segundo momento (logo logo, isso lhe será quase instantâneo). Por intermédio das orbes, veja qual planeta está unido a qual. Depois de fazer isso, quando você analisar uma casa, saberá qual planeta influencia o regente dela. Use a princípio os significados essenciais do planeta, e misture-os à casa que ele influencia.

Por exemplo, se estou analisando as casas de Saturno, Vênus influenciará os assuntos Saturninos com questões ligadas a mulheres, sexo, ornamentos, beleza, estética, cuidados maternos. É claro que isso não mudará completamente a Saturno, porque ele é um maléfico que, a depender do mapa que você analisar, representará coisas diametralmente opostas a Vênus. Na verdade, a melhor coisa é analisar o que é gerado pela “mistura Vênus-Saturno”, que produz coisas que no final não são inteiramente Venusianas, tampouco inteiramente Saturninas. Todas essas coisas serão ligadas à casa regida por Saturno, e portanto devem ser adaptadas ao que a Casa representa.

Ainda no exemplo acima, se quiséssemos analisar as Casas regidas por Vênus, não levaríamos em conta o que Saturno representa, uma vez que Vênus não está a unida a Saturno. É assim que os autores antes da Renascença viam as orbes, e parece um pouco chocante para o raciocínio contemporâneo.

Esse artigo se concentrou no mais difícil, mas é claro que muitos aspectos são recíprocos. É o que aconteceria no exemplo acima, se Saturno estivesse na orbe de vênus e vice-versa.

9 Comments»

  Anonymous wrote @

Eu gostaria de saber se vc já se interessou pelo mapa do delegado Protógenes e o juiz De Sanctis?Não encontro nada na net.Depois, e pela segunda vez, vou pedir meu mapa na medieval e firdar.[ ]s

  rodolfo_veronese wrote @

Infelizmente, o Delegado Protógenes não consta nos meus bancos de mapas… Tampouco o Juiz De Sanctis.Bons mapas para estudar envolvimento em corrupção, não?Seja lá quem você for, peço desculpas porque nesse mês eu me casarei e estou com poucos dias livres para interpretar mapas. Estou contando com a compreensão das pessoas.

  Renan wrote @

Olá Rodolfo.Esse artigo acabou por tirar uma dúvida em mim, mas criou outra por conta disso. Tomando a mim como exemplo, tenho Mercúrio em sextil com Saturno.Pois bem, segundo seu artigo, Saturno aspecta meu Mercúrio mas o contrário não acontece. Tenho ascendente em Aries então minhas casas 3 e 6 são regidas por Mercúrio, que está na 11 combusto com o Sol em Aquário. Saturno está na 9 nos ultimos graus de Sagitário, em conjunção fora de signo (isso existe?) com o MC.A dúvida que foi eliminada é que eu sempre tive profissões e amigos que de certa forma foram ou muitos inteligentes ou trabalhavam escrevendo (senão os dois), porém nunca foi afligido por problemas de Saturno (casa 6) e embora estou com uma recém-adquirida dificuldade em me expressar foneticamente, nunca tive atrasos na fala ou problemas na escrita (típico de Saturno e Mercúrio). Talvez esteja sendo superficial, mas eu falei isso para ilustrar o caso para prosseguir com as dúvidas.A dúvida que me surgiu foi que, apartir do momento que Saturno aspecta meu Mercúrio, esse não aspecta Saturno e Mercúrio Exaltado em Aquário está combusto pelo meu Sol em Queda em Aquario também, como que isso influência meu Mercúrio? Ou então, Saturno recebe os maléficios do Sol queimando o Mercúrio de brinde, mesmo o segundo não fazendo aspecto com o primeiro?Uma outra dúvida que me surgiu não diz muito a respeito desse artigo em especial, mas por estamos falando de Saturno-Vênus e eu já ter visto esse aspecto em outras oportunidades, me chamou a atenção. Também tenho Vênus em Quadratura exata com Saturno, sendo que este embora esteja na casa 9, está bem próximo com o MC, fazendo uma conjunção – e é o unico aspecto que minha Vênus faz, que se encontra nos ultimos graus de Peixes. Tradicionalmente, esse aspecto pode significar relacionamento com mulheres velhas ou muito pobres, mas ironicamente eu só consigo me relacionar com garotas muito mais ricas do que eu e mais novas que eu. Eu achei isso muito estranho quando soube da visão medieval, mas me surgiu uma hipotese: Um Saturno em aspecto com o MC pode influênciar esse tipo de relacionamento “com ricos” ou isso é provavelmente outro fator possivel do meu mapa que ainda não encontrei?

  Dr. R wrote @

A dúvida que me surgiu foi que, apartir do momento que Saturno aspecta meu Mercúrio, esse não aspecta Saturno e Mercúrio Exaltado em Aquário está combusto pelo meu Sol em Queda em Aquario também, como que isso influência meu Mercúrio? Ou então, Saturno recebe os maléficios do Sol queimando o Mercúrio de brinde, mesmo o segundo não fazendo aspecto com o primeiro?Tradicionalmente, Mercúrio se exalta em Virgem. Em Aquário, ele tem apenas dignidade de triplicidade – ou de triplicidade e termo, a depender da sua posição no signo.O Sol está em detrimento no signo de Aquário. Ele tem sua queda em Libra. O detrimento é uma debilidade que ameaça o ser das pessoas representadas pelo Sol, e não sua honra.Mercúrio em combustão pelo Sol em Aquário sugere a mistura de amigos intelectuais com você – pois o Sol é Almuten da Casa 1 – sendo que esses amigos sofrem – porque o Sol (você) é maléfico de perto, benéfico de longe. Esses sofrimentos são intensificados pelo aspecto de Saturno, porém Saturno recebe ambos em Aquário e isso gera a vitória sobre as adversidades com o passar do tempo.Uma outra dúvida que me surgiu não diz muito a respeito desse artigo em especial, mas por estamos falando de Saturno-Vênus e eu já ter visto esse aspecto em outras oportunidades, me chamou a atenção. Também tenho Vênus em Quadratura exata com Saturno, sendo que este embora esteja na casa 9, está bem próximo com o MC, fazendo uma conjunção – e é o unico aspecto que minha Vênus faz, que se encontra nos ultimos graus de Peixes. Tradicionalmente, esse aspecto pode significar relacionamento com mulheres velhas ou muito pobres, mas ironicamente eu só consigo me relacionar com garotas muito mais ricas do que eu e mais novas que eu.Sua configuração Vênus-Saturno tem fatores mistos. Vênus está na sua exaltação e isso sugere um bom casamento, com uma mulher admirável. Saturno pode indicar adversidades nessa relação, ou até mesmo a morte precoce ou doença grave de uma de suas mulheres – porque Vênus está no décimo segundo signo; não pense, porém, que isso acontecerá sempre na sua vida: será num momento pontual, quando Vênus e Saturno forem ativados em técnicas preditivas, mas isso é uma loooonga explicação que foge do tema aqui.

  Zana wrote @

Olá! Tenho Vênus a 13° de aquário, regente das casas 2 e 7, na casa 10 em trígono exato com Saturno em gêmeos na casa 2, regente da casa 10 e 11… poderia me explicar o que representa esse aspecto de meu mapa natal?
Muito obrigada!

  Rodolfo Veronese wrote @

bom… primeiro, você pode ligar o significado da 10 com a mistura Vênus-Saturno: Vênus na 10 significa que a sua ações no mundo são tomadas como diplomáticas. Saturno dá um toque de isolamento e perturbação. Não quer dizer que você é artista, necessariamente. Para se ver carreira, é preciso ver outras coisas no mapa. Mas essa interpretação é psicológica-comportamental.

Tecnicamente, Vênus é recebida por Saturno, o que indica que você terá sucesso nas suas ações (10) ligadas a parcerias (7) e posses (2). Mas isso só vale se o aspecto for aplicativo ou exato (no mesmo grau). Separativo não.

Saturno recebe a disposição de Vênus e, sua presença na 2 em signo de mercúrio implica ações financistas, envolvendo cálculo (mercúrio).

Repito que essa pode não ser a sua descrição de carreira, mas suas ações são assim. Também não estou levando em conta o sistema de casas-signos, pois nele sua Vênus estaria na 11 (aquário é o 11º signo do ascendente áries) e Saturno na 3 (Gêmeos o 3º).

Seu saturno pode se manifestar como sendo de casa 3. Se você tem problemas com irmãos e teve com colegas de escola, seu Saturno funciona para a 3 também.

  Hugo wrote @

Tenho um trígono quase exato entre saturno e vênus (dá 119° o meu trígono) e além do mais,a casa 2,tradicionalmente regida por vênus contém saturno no meu mapa e a casa 10,tradicionalmente regida por saturno contém minha vênus.Seria certo confirmar que os assuntos dessas 2 casas são muito presentes na minha vida?

  Rodolfo Veronese wrote @

Seria certo dizer que Vênus é muito importante para adjetivar ou classificar Saturno, e vice-versa. A importância de um assunto na vida da pessoa depende de outros fatores, como a presença do regente do ascendente nalguma casa.

  Hugo wrote @

“Seria certo dizer que Vênus é muito importante para adjetivar ou classificar Saturno, e vice-versa. A importância de um assunto na vida da pessoa depende de outros fatores, como a presença do regente do ascendente nalguma casa.”

Tenho ascendente justamente em capricórnio,sol,vênus e mercúrio em escorpião e na casa 10.Vênus em conjunto a mercúrio,sendo que o último faz trígono com saturno praticamente a 120° (erro de apenas 1 minuto).

Juntando todos esses dados e os outros que lhe forneci hj de tarde,qual seria a resposta pra minha pergunta?


Leave a Reply

