Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Uma sugestão de cálculo do temperamento

No post retrasado, você viu duas fórmulas de cálculo do temperamento. Sendo bastante franco com meus leitores, não creio que elas funcionem muito bem…

Tá certo que não devemos ser muito exigentes com o cálculo do temperamento. Esse modelo comportamental é medieval e apenas queria mostrar, com pinceladas bruscas, como a pessoa se comporta e como seu metabolismo funciona. Minha implicância não é com a falta de detalhes. Ao contrário! Estou me queixando que ambos os métodos (o da Greenbaum e o do Zoller) dão “pinceladas bruscas” de uma cor que não tem muito a ver comigo!

De acordo com ambos os métodos, sou um colérico. Ora, eu estou longe de ser colérico em primeiro lugar! Eu até concordo que há um subtom colérico dentro de mim que de vez em quando irrompe em algumas discussões, mas isso tem sido cada vez mais raro de ser encontrado na minha vida. Por outro lado, o que tenho sido esse tempo todo?

Desde o final da infância, sempre gostei de ser caseiro, de me dedicar a atividades de lazer como pintura, desenho, poesia… Os esportes eram necessidades físicas, mas nunca me excedi em nenhum deles e prefiria não fazê-los. Como vocês devem imaginar, eu incorporo o arquétipo do Nerd! Soma-se a isso que não tenho muita coragem, ao contrário, sou extremamente indeciso, levo a vida a sério a ponto de ter feito anos de terapia e análise desde a adolescencência.

Talvez você possa até questionar: “ah Rodolfo, mas e o seu corpo? Você não é magro como um melancólico”. Hoje eu estou acima do peso, quase entrando em obesidade, porque fraturei a tíbia e fiquei meses parado, mas na adolescência, o estirão do crescimento me deixou completamente magro, de cara chupada! Eu tenho facilidade em ganhar peso se ficar parado e comer muito, mas acredito que isso se deva mais a um “subtom” de temperamento que eu tenha. Soma-se a isso que o meu pai tem a mesma pré-disposição, portanto eu não poderia ser diferente. Mesmo assim, quando estou no sobrepeso, eu engano muita gente com a falsa impressão de que não estou tão gordo quanto a balança mostra.

Após meses de sedentarismo, quando eu resolvo praticar algum esporte, eu sempre escolho academia. Com essa atividade física, eu emagreço muito facilmente, minha musculatura fica muito resistente porém nem por um decreto eu tenho aumento de massa muscular!

Diante de tudo que foi dito acima, faço uma pergunta retórica ao leitor: pode o meu temperamento predominante ser colérico?

Veja o meu mapa e conclua:

Não precisa calcular o meu temperamento de acordo com o zoller ou a Greenbaum. Eu já adianto a você que o resultado dará colérico como predominante. O grande erro desses esquemas é desconsiderar planetas nos ângulos. Está lá, fortíssimo, Saturno, Júpiter e Lua angulares, porém eles não são levados em conta!

Como uma coisa tão importante e pessoal como a angularidade pode ser desconsiderada? Como posso desconsiderar a angularidade de Saturno, que por anos a fio representou minha “jornada interior” em terapia e análise digna de um melancólico? A única faceta da angularidade que Zoller e Greenbaum consideram é o signo Ascendente. De fato, o Ascendente é importantíssimo mas, naqueles esquemas, não se olha nada além dele nos ângulos.

Diante dessa queixa importante, eu vou sugerir um esquema que outros autores (como André Barbault) já propuseram, porém feito do meu jeito e levando em conta conceitos que aprendi no Curso de Astrologia Medieval do Robert Zoller (curiosamente, o autor de quem eu mais discordo no cálculo do temperamento).

Criar um sistema de pontos é apenas uma ferramenta para estruturar o raciocínio. Assim como os outros esquemas, ele será matemático, com atribuição de pontos. A diferença dele é que o esquema dá peso a itens diferentes e leva em conta planetas angulares.

2 pontos aos temperamentos dos seguintes itens:

  • Signo Ascendente;
  • Planeta que aspecta o Ascendente com maior proximidade, independente de estar angular ou não;
  • Signo Lunar.

Como o planeta que aspecta o Ascendente com maior proximidade dita a fisionomia da pessoa, ele tem de ser considerado em cálculos de temperamento, uma vez que tal modelo abarca considerações comportamentais e físicas simultaneamente.

1 ponto aos temperamentos dos seguintes itens:

  • Planetas que a Lua aspecta por orbe.
  • Planetas angulares (nos primeiros 10 graus depois dos ângulos)
  • Temperamento do signo em que ocorre um stellium no mapa da pessoa.

Seguindo esse esquema para o meu mapa, temos:

  • Ascendente Áries: Colérico (2)
  • Planetas angulares: Lua (Fleumática 1) e Saturno (Melancólico 1)
  • Planeta que aspecta o Ascendente com maior proximidade: Saturno (Melancólico 2)
  • Lua em Touro: Melancólico (2)
  • Aspectos Lunares: Júpiter (Sanguíneo 1)

Conclusão: Colérico: 2 / Fleumático 1 / Sanguíneo 1 / Melancólico 1 + 2 + 2 = 5

Melancólico, com um quê de colérico.
É claro que esse esquema precisa ser testado em vários mapas para que possamos ter alguma certeza de que ele é eficiente; apenas proponho uma alternativa que julgo mais verossímil.

12 Comments»

  yuzuru wrote @

“Soma-se a isso que não tenho muita coragem, ao contrário, sou extremamente indeciso, levo a vida a sério a ponto de ter feito anos de terapia e análise desde a adolescencência.”Hello, marte em libra ?”Com essa atividade física, eu emagreço muito facilmente, minha musculatura fica muito resistente porém nem por um decreto eu tenho aumento de massa muscular!”eu e minha barriga de odiamos

  yuzuru wrote @

Se me permite discordar de sua análise:o temperamento mostrado no seu mapa nao é fortemente colérico… é sanguineo colérico.Isso explica o seu corpo que, de maneira detestável, emagrece rápido, mas lembre que coléricos tambem crescem barriga fácil (gostam de comer).O resto atribuo a outros fatores:indeciso, nerd, pouca coragem – marte em libragostar de pintura, música poesia: o senhor da maneiras é venus em aquario !tendencia contemplativa: saturno como almuten figurise é isso: o temperamento é só o tecido, la, algodao, seda. Com o tecido se faz a roupa. Mas duas roupas com mesmo corte e diferente tecido sempre vao ser diferentes

  rodolfo_veronese wrote @

eu tenho uma tendência a ver o temperamento como uma síntese de tudo… Se pensarmos que todos esses fatores que você citou (que estão corretos, por sinal) interferem no “output” do temperamento, então no fim das contas eu sou muito pouco colérico… Ou seja, no fim das contas, o temperamento fica apenas um conceito sem utilidade prática…

  yuzuru wrote @

Sobre o “disputatio”sim, só que nao é tanto um disputatio quanto um caprichionato, onde o inimigo joga em voce idéias que leu na Veja.Apaguei o topico porque escrevi num momento de raiva, e alem do mais nao adianta… sempre vai haver as patricinhas burras, na proxima eu apenas sigo meu instinto e nao respondo.Parece karma, tenho que procurar no meu mapa o que é que atrai patricinhas burras.

  yuzuru wrote @

Este comentário foi removido pelo autor.

  margherita wrote @

I’m not sure I understood well – i’m using Google translator.Anyway if this helps, in CieloeTerra in the assessment of temperament they use ALL angular planets, not just the ones in the first house. They consider:1- Ascendant and its ruler2- Angular planets3- Moon and planets Moon is applying.from Tetrabiblos III, 16 “In regard to the body, therefore, it is in all cases requisite to observe the oriental horizon, and to ascertain what planets may preside or have dominion over it, and also to pay particular attention to the Moon. For, from both these places, 1 and from their rulers, as well as from the natural formation and contemperament appertaining to every species of the human race, and also from the figure ascribed to those fixed stars which may be co-ascending, the conformation of the body is to be inferred.” Thanks for having added my blog to your favourite feed. I like I linked yours in my blogs’ list.Margherita

  margherita wrote @

I meant, I like your blog too🙂

  cova-do-urso wrote @

RodolfoDesejo-lhe um feliz ano de 2009, com tudo de bom.Abraço,António Rosa

  Elias Mendes wrote @

Uma amiga minha de Portugal me passou um outro cálculo para o temperamento que ela aprendeu em sua escola de astrologia de lá (se não me engano é a academia astrológica, ou academia de estudos astrológicos, de astrologia tradicional)um pouco mais complexo, levando em conta todos os fatores citados pelo Lilly e mais alguns detalhes. seria (atribuir 1 ponto pra cada temperamento sem decompo-los)-signo ascendente -natureza do regente do asc-signo do regente do asc-natureza dos planetas posicionados na casa 1. Se o planeta estiver na 12 mas com uma orbe de 5° proximo do ascendente ele é considerado na 1. se estiver no final da 1, numa orbe de 5° da casa 2 ele é considerado como na 2 e não na 1)-signos (e não a natureza) de todos os planetas que aspectam o ASC nas orbes apresentadas pelo Lilly no Astrologia Cristã-fase da lua-signo da lua-signo do dispositor da lua-Signos (e não natureza) de todos os planetas que aspectam a lua dentro das mesmas orbes usadas com o ascendente.-estação do ano (se estiver no hemisfério sul inverter, ou seja, aris touro e gemeos no hemisfério sul são melancolicos e não sanguineos, etc)-Calcular o Almuten figuris de acordo com Ibn Ezra. Se algum planeta se destacar mais do que os outros, considerar somente ele. se mais de 1 empatarem numa margem de 2 pontos, considerar todos ou os 2 mais bem pontuados. Considerar a natureza e o signo do(s) planeta(s)Obs:neste caso ela me informou que venus seria fleumática e mercurio melancólico, desde que esteja sem aspectos, se mercurio tiver aspectos ele assume a natureza do(s) planeta(s) que aspectam ele.O resultado no meu caso fica de acordo tanto com o método proposto no site do paulo silva (que me da um resultado sanguineo) como neste outro método que você explicou mais detalhadamente usando o exemplo do paulo coelho, onde no meu caso eu seria melancólico. Seguindo o método acima eu seria uma maldita mistura de sanguíneo com melancólico, está muito de acordo com o que eu sou. Ela apenas chama a atenção para o seguinte: ela usou o exemplo apenas de marte e saturno por serem os maléficos e seus temperamentos serem mais incômodos, mas acho que vale pra todos os outros representantes de cada temperamento. se você tiver saturno em quadratura, conjunção ou oposição (numa orbe mais estreita, uns 5° no máximo) com o Ascendente, seu temperamento será de acordo com o que é apontado no resultado final, mas de tempos em tempos você terá crises de melancolia, podendo ficar doente ou deprimido de acordo com a natureza da melancolia. se for marte, é cólera. se for lua é fleuma, se for jupiter é sangue. mas como lua e jupiter não são tão incômodos nos temperamentos que eles regem, nem é pra tanto alarme quando são eles que fazem esses aspectos. Mas enfim, eu ainda fico sem a "certeza" plena, porque são tantos os métodos que fica complicado se ter certeza matematicamente de qualquer um deles. na prática eu vejo que melancólico e sanguineo convivem de mãos dadas na minha personalidade e no meu corpo, por mais opostos que sejam esses temperamentos.

  Anônimo wrote @

Obrigado pelo tópico, estou contente de voltar a estudar e pesquisar.

Para horror da tradição, estou resumindo a observar Regente do ASC (somente se Lua, Vênus, Marte Saturno ou Lua). Casa I (angular) e Dispositor Solar e Lunar (os mesmos planetas acima).

Estou fazendo o temido reverso, ou seja, observando tipo físico, dieta alimentar, gosto de cores, profissão, humores, emoções, e personalidade, arriscando um palpite escrito, depois fazendo os tais cálculos.

Creio que o temperamento é base da personalidade e saúde, um pano de fundo para relacionamentos pessoais (atração de opostos) e comportamento social.

Escrevo mais tarde quando terminar.

  Anônimo wrote @

Errata, digo, voltar a pesquisar mais este tópico.

os planetas relacionados aso 4 Temperamentos são 5. Solares = Marte e Júpiter, Lunares: Saturno, Vênus e a própria Lua.

Mercúrio os conecta. Basicamente, é mais sanguíneo (ar).

Abraços. Nando Boston.

  Anônimo wrote @

é temperamento * ansioso. q ñ consta nos textos e épocas antigas msm pq esse ansioso é para a atual realidade e situação numa época diferente talvez vc tenha agregado a sua pessoa por osmose e ñ se deu conta .


Leave a Reply

