Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

sobre o Temperamento

O estudo do Temperamento no mapa natal serve para sabermos não somente como a pessoa se comporta, mas as doenças às quais ela pode ter predisposição, suas preferências sociais como lazer e profissão… Enfim, é um estudo com implicações muito amplas e que pode ser importante antes de começarmos a estudar o mapa de alguém.

Sendo um estudo com implicações muito gerais, não devemos ser muito rígidos ao julgá-lo. Pode haver alguns traços na personalidade da pessoa que poderão fugir desse esquema. Esse é o defeito de toda síntese: desconsiderar partes que fujam da “média” proposta pelo todo. O temperamento não passa de uma síntese. Existem, porém, uma consideração da qual devemos nos lembrar sempre que levarmos em conta o temperamento: Ele foi concebido primordialmente como um esquema holístico, ou seja, físico e psicológico ao mesmo tempo:

  • Melancólicos tendem a ser magros, com dificuldade de ganhar peso;
  • Coléricos ficam musculosos com qualquer malhaçãozinha;
  • Sanguíneos tendem ao ganho de peso fácil, principalmente gordura;
  • Fleumáticos retêm líquidos.

Desconsiderar isso no estudo do temperamento é errado, pois o esquema não abrange somente a psique, mas também o corpo!

Apesar do esquema ser holístico, é importante lembrar que a Astrologia deve se submeter à vida, e não o contrário! Se você tem pais coléricos, a chance de você ter o mesmo temperamento no campo físico é imensamente maior, a despeito do seu mapa apontar que você é melancólico. De qualquer jeito, você será mais introspectivo que seus pais; eles podem até se queixar de que você é muito passivo, paradão e dá importância demais a questões filosóficas, que para eles não tem praticidade alguma…

Importância do temperamento para nós, Astrólogos leigos ou não.

Quando o Astrólogo, ao estudar o mapa de alguém, se encontrar diante de um dilema na interpretação, o estudo do temperamento pode definir a escolha da melhor interpretação de determinadas configurações, mas por quê e como? Sabendo o temperamento de alguém, podemos prever alguns comportamentos, escolhas profissionais, posturas diante de determinadas situações.

Sabendo que o temperamento de alguém é sanguíneo ou colérico, esperamos certas atitudes das quais não temos tanta certeza assim diante de um mapa de alguém melancólico ou fleumático. Se uma pessoa sanguínea ou colérica tem no seu mapa uma Vênus muito poderosa e espevitada, a capacidade dela sair pelas ruas no Carnaval com um minúsculo tapa-sexo cantando o samba de enredo da Mangueira é muito maior do que uma pessoa com a mesma configuração e de temperamento fleumático ou Melancólico!

Até aí tudo bem! Resta-nos saber como “calcular’ o temperamento. Existem em voga duas correntes principais: uma que valoriza os ensinamentos de uma Astrologia que poderíamos chamar de Renascentista, outra dos alunos do curso de Astrologia Medieval do Robert Zoller (como eu).

Antes de divulgar os métodos Astrológicos de cálculo do temperamento, augiro que entre nesse site e descubra qual é o seu através de um teste de internet que considero consistente para avaliar o temperamento

Sabendo qual é o seu temperamento, você terá maior lucidez sobre qual método Astrológico funciona melhor. Antes de fazer o teste, tenha em mente que não há temperamento “ruim” ou “bom”: faça-o isento de pressões sociais. Como o texto do teste diz, na hora de fazer o teste, imagine que você terá um ano inteiro livre, sem trabalho nem estudos. Pensar assim faz com que você se imagine com suas respostas naturais, e é disso que precisamos ter em mente par o cálculo do temperamento.

Acessando seu temperamento corretamente, quem sabe você não chega à conclusão de que os dois métodos mais comuns hoje em dia não funcionam… Que tal criar um? No momento, ambos os métodos me consideram um colérico, mas o teste do site acima conclui que sou um melancólico. E sou mesmo… Adoro ficar recluso, escrevendo… Os meus 17 leitores que o digam!

Os dois métodos mais comuns da atualidade: Zoller e Greenbaum

Agora que você sabe o que realmente é (o que nesse histérico século XXI é um luxo!), proceda ao cálculo do temperamento. Como o título prevê, há duas fontes mais comuns de métodos: Zoller e Dorian Greenbaum.

No site do meu amigo Paulo Silva, há um excelente artigo que transmite o modo como Zoller calcula o temperamento em seu curso. Neste artigo, vou quebrar uma regra tácita que tenho nesse site e estudarei o esquema Renascentista proposto por Dorian Greenbaum, autora do livro “Temperament: Astrology´s Forgotten Key“. Coloco aqui o esquema da Dorian por este ser mais difícil de ser encontrado.

Em verdade, chamar esse esquema de “Renascentista” é uma impreciso… Bonatti, ao calcular o temperamento e citando Ptolomeu, recomenda usarmos também alguns elementos que Dorian usa, ela sim derivando de fontes como William Lilly (Século XVII). Os elementos usados pela autora são os seguintes:

Do temperamento dos signos:

  • Signos de Fogo são coléricos.
  • Signos de Terra são melancólicos
  • Signos de Ar são sanguíneos
  • Signos de Água são fleumáticos

Do temperamento dos planetas:

  1. Saturno é Melancólico
  2. Júpiter é Sanguíneo
  3. Marte é Colérico
  4. Sol é Colérico
  5. Vênus é Sanguínea (para a maioria dos autores)
  6. Mercúrio é Melancólico se estiver sem aspectos, mas ele adquire o temperamento do planeta que aspectar com maior proximidade.
  7. Lua é Fleumática

Das fases da Lua (de acordo com William Lilly):

  • Lua Nova até antes do quarto Crescente é Sanguínea;
  • Lua Crescente até antes da Cheia é Colérica;
  • Lua Cheia até antes do Quarto Miguante é Melancólica;
  • Lua Minguante até antes da Lua Nova é Fleumática.

Das estações do ano (de acordo com a posição do Sol nos signos) no Hemisfério Norte. Seguindo uma hipótese naturalista, deveríamos inverter as estações caso a pessoa tenha nascido no Hem. Sul. Essa hipótese, porém, demanda maiores testes:

  • Sol em Áries-Touro-Gêmeos é Sanguíneo (Melancólico no Hem. Sul)
  • Sol em Câncer-Leão-Virgem é Colérico (Fleumático no Hem. Sul)
  • Sol em Libra-Escorpião-Sagitário é Melancólico (Sanguíneo no Hem. Sul)
  • Sol em Capricórnio-Aquário-Peixes é Fleumático (Colérico no Hem. Sul)

Yuzuru, colega há algum tempo e dono de um blog de Astrologia como eu também me advertiu que inverter o esquema das estações do ano conforme o hemisfério não funciona. Eis a sua opinião:

A relacao do sol nos signos NÃO é ditada pelas estacoes, e nao sao invertidas no hemisferio sul.

Em primeiro lugar porque no hemisferio norte, a primavera nao é realmente “quente e úmida” e o outono “frio e seco”. As duas estacoes tem mais ou menos a mesma temperatura e as condicoes de umidade dependem mais da regiao. Essas sao consideracoes essenciais, e nao acidentais.

Em segundo, na maior parte do hemisferio sul nao existem estacoes ponto. Só temos estacao das chuvas e seca. Isso significa que em toda regiao tropical teriamos um temperamento dual, e nao mais quadruplo ?

Em terceiro, uma pessoa nascida perto da fronteira do equador, se caminhasse 100 metros mudaria seu temperamento ?

Em quarto, veja que as fases da lua também sao dividas em quente e úmida, etc, mas o clima NAO é mais quente e úmido durante a primeira fase. Novamente, a divisao é essencial e nao material.

Quinto, pq eu já tentei e garanto que nao funciona.

Tendo essas considerações em mente, vamos proceder ao cálculo do temperamento como proposto por Lilly e Dorian. Vamos usar o mapa de Paulo Coelho, pois estou num computador sem programa de Astrologia, mas poderia ser qualquer um:

Se você quiser calcular o temperamento como Dorian, use os elementos dessa lista. A pessoa terá o temperamento que mais aparecer nela.

  1. Ascendente em Touro: Melancólico. (Dorian dá 2 pontos ao elemento do Asc).
  2. Regente do Ascendente: Vênus – Sanguínea – (1 ponto)
  3. Almuten do Ascendente: Lua (considerar a natureza, independente da fase) – Fleumática – (1 ponto).
  4. Signo Lunar: Sagitário, um signo de fogo – Colérico – (2 pontos)
  5. Signo do Regente Lunar – Júpiter em Escorpião, um signo de água – Fleumático – (1 ponto)
  6. Fase da Lua: Crescente – Colérica. (1 ponto)
  7. Sol posicionado entre 0 de Câncer e 29 de Virgem – Colérico (Fleumático se a hipótese de inverter as estações estiver certa) – (2 pontos).

Perceba que Dorian não decompõe os temperamentos como Zoller. Isso já traz uma enorme diferença no desfecho final. (Se você não entendeu o que disse, é porque precisa visitar o site do meu amigo Paulo Silva. Não vou trabalhar em cima de uma coisa que já existe na net, rs.)

Contando qual dos temperamentos há em maior quantidade na lista acima, temos em vista que Paulo Coelho é colérico. Isso já me traz certa desconfiança do que Greenbaum propõe, porque ele merecia um quê de fleuma. Se considerarmos que a Lua está angular, A fleuma predominaria mais e isso explicaria o contemplativo e reflexivo exercício da escrita. Escritores preferem ser mais reconhecidos pelas letras e menos pelos seus atos ou aparições em público. Paulo difere um pouco da descrição acima por ter feito questão de concorrer a uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Todo o burburinho que essa atitude causou é típico de uma personalidade mais ousada, extrovertida. Factóides são típicos de sanguíneos e coléricos, mais precisamente dos últimos. Eu consideraria que Paulo é um colérico-fleumático.

Em Paulo, predomina a cólera na forma de ousadia e ambição. Coléricos gostam de desafios e de honras; fleumáticos e melancólicos acham que tem “semancol” e acabam não se achando dignos de alguns prêmios, são melindrosos e preferem os bastidores. O lado fleumático de Paulo reside na escolha de uma profissão “paradona” como a de escritor. Mesmo assim, alguns livros de Paulo consistem no diário de uma peregrinação ou percurso, como o “Diário de um Mago” ou “O Alquimista”.

Normalmente, coléricos “puros” não tem muita paciência para ficar na frente de um monitor escrevendo. Eles gostam de profissões que envolvam autoridade e adrenalina. A diretora médica da minha empresa largou um consultório porque era muito entediante. Hoje ela coordena uma empresa de emergências médicas.

2 Comments»

  yuzuru wrote @

a relacao do sol nos signos NAO é ditada pelas estacoes, e nao sao invertidas no hemisferio sul.Em primeiro lugar porque no hemisferio norte, a primavera nao é realmente “quente e úmida” e o outono “frio e seco”. As duas estacoes tem mais ou menos a mesma temperatura e as condicoes de umidade dependem mais da regiao. Essas sao consideracoes essenciais, e nao acidentais.Em segundo, na maior parte do hemisferio sul nao existem estacoes ponto. Só temos estacao das chuvas e seca. Isso significa que em toda regiao tropical teriamos um temperamento dual, e nao mais quadruplo ?Em terceiro, uma pessoa nascida perto da fronteira do equador, se caminhasse 100 metros mudaria seu temperamento ?Em quarto, veja que as fases da lua também sao dividas em quente e úmida, etc, mas o clima NAO é mais quente e úmido durante a primeira fase. Novamente, a divisao é essencial e nao material.Quinto, pq eu já tentei e garanto que nao funciona.

  Dr. R wrote @

Falou e disse… Vou adicionar o que você colocou.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: