Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Determinação Múltipla de um Planeta.


“E a causa do acidente se origina dos adversários, pois Marte rege o sétimo lugar em relação ao Sol e Marte é achado no décimo segundo lugar de Saturno, de forma que isto significa que aquela adversidade é uma amizade simulada, já que o Marte é achado no décimo primeiro lugar em comparação ao Mercúrio, Vênus e a parte do pai”

O trecho acima pertence a interpretação da natividade de um anonimo que viveu no século IX d.C. Mostra o que acontecerá ao pai do nativo quanto marte encontrar o sol por quadratura em direção primária. Não é necessário dar aqui todo o texto; apenas a observação do trecho acima nos permite chegar a uma conclusão interessantíssima. Não se preocupe caso não tenha entendido, pois vou esclarecer tudo até o final do texto.

Muitas pessoas ficam extremamente confusas na hora de interpretar os vários significados referentes a um tema. No trecho acima, o autor visava descobrir os acidentes que o pai do nativo viria a sofrer. Em qualquer texto de Astrologia Clássica, os significadores referentes ao pai são estes:

  • Sol de dia, Saturno de noite;
  • Regente do Sol/ Saturno;
  • Regentes da Triplicidade do Sol;
  • Regente da Casa IV;
  • Parte do Pai;
  • Regente da Parte do Pai.

Situando estes significadores no contexto, as coisas ficam mais fáceis. O mapa do nativo é diurno, logo o Sol é significador essencial de pai e se encontra em Libra, o Décimo segundo signo. O Regente do Sol é Venus, que se encontra na Casa XI, que fica em Virgem. A Parte do Pai se encontra também na XI, com Venus e Mercúrio. Mercúrio recebe Venus em seu domicílio e exaltação numa casa sucedente, o que melhora seu estado cósmico consideravelmente. Finalmente, o Regente da Casa IV é Saturno.

Agora que entendemos o que os significadores fazem no mapa, vamos para um estágio mais avançado, que é compreender o raciocínio criado pelo autor para encontrar o que Marte representa em relação ao pai. Colocando estes posicionamentos numa figura, o mapa ficaria assim (A Parte do Pai não é mostrada na figura):



Temos várias informações que possuem uma coisa em comum: todas dizem respeito ao pai do nativo. O que o autor faz de excepcional – posto que é uma informação pouco vista em textos clássicos – é situar Marte sob o ponto de vista de vários sistemas de Casa de pontos que representam o pai e aglutinar todas estas informações para gerar um significado específico.

Voce pode criar um sistema de Casas relativo não somente ao Ascendente. Os mais comuns além deste são o sistema de Casas contadas a partir do Sol ou da Lua, sendo este último muito popular na intepretação da Astrologia Hindu. O que o autor faz é situar um planeta dentro de vários sistemas de Casas, mas com um porém: todos os sistemas de Casas tem como “Ascendentes” pontos relativos ao Pai.

Vamos sistematizar o raciocínio do autor para ficar mais claro:

  1. O autor encontrou uma direção primária de Marte ao significador essencial do Pai, que na figura é o Sol. Como estamos no tópico dos pais, ele procurou extrair da direção significados referentes ao pai, mas se estivesse em outro tópico, a direção entre o Sol e Marte poderia ser aproveitada de outra forma (O Sol rege a Casa X, então poderia acontecer algo ligado a honra e reputação do nativo, mas isso não interessa no momento)
  2. Uma vez encontrado o promitor (planeta que recebe o aspecto do significador, que na figura é o Sol), o autor começa a sondar o que ele representa. E aqui que entra a novidade. o autor quer saber do posicionamento de Marte – o promitor – em relação a vários sistemas de Casas: seria como usar vários sistemas de Casa ao mesmo tempo para formular um significado, o que chamei de Determinação Múltipla.
  3. A Determinação funciona da seguinte forma: as várias posições relativas de um planeta se unem para formar significado. No caso acima, marte no décimo segundo signo a partir de Venus, da Parte do Pai e do seu regente indicam que o mal (Marte) ao Pai (quadratura entre marte e o Sol) vem dos amigos (Décimo primeiro signo a partir dos significadores acima). Mais ainda: Marte está no Décimo segundo signo a partir do Regente da Casa IV, que é Saturno, o que representa inimigos secretos. Ao juntar todos os significados, concluímos que os amigos do nativo na verdade são falsos. Isto seria uma determinação múltipla.

A primeira impressão do estudante é estar lidando com informações demais. Na verdade, algum tempo passa até que esse excesso passa a ser um grande aliado. ao usarmos vários sistemas de Casas para um mesmo tema, especificamos a ação de um planeta.


Como praticar a Determinação Múltipla de um planeta? Um estudo de Caso com base na minha natividade.
Em primeiro lugar, é necessário ter um foco estreito no assunto que voce deseja estudar para não se confundir com muitas definições. Vamos dar um exemplo com base no meu mapa.


Perceba que o Sol está em oposição por signo a Saturno, porém com orbe muito distante. Isto representa que os significados do aspecto entre o Sol e Saturno serão desenvolvidos com o passar do tempo. A hora do aspecto acontecer será dada por direções primárias, como acontece no trecho do mapa anonimo.

Vamos supor que eu queira estudar a direção visando descobrir eventos relativos ao pai.
para que isso aconteça, eu preciso saber a posição dos significadores de pai no meu mapa – Somente o signo já basta.

  • Sol – áries, o primeiro signo (Ascendente do meu mapa);
  • Regente do Sol – Marte em Libra, sétimo signo;
  • Regente da Casa IV – Lua em Touro, segundo signo;
  • Parte do Pai – Escorpião, no oitavo signo;
  • Regente da parte do Pai – Marte, no sétimo signo;
  • Signos que Saturno rege no meu mapa: X e XI

A oposição entre Sol e Saturno é ruim, pois não há recepção envolvida. O pai é aflito por Saturno. Seguindo as Determinações Múltiplas, Saturno pode ser analisado sob diferentes pontos de vista. Todos esses “angulos” serão usados em conjunto para formular um significado complexo.

Saturno rege as Casas X e XI do mapa natal, que representam pessoas importantes, chefes, presidentes, o estado e seus aliados. Rege também estas Casas do ponto de vista do Sol, o que é mais importantes no momento. Ao mesmo tempo, Saturno se encontra na Casa VII, o que indica opositores. Por se encontrar no sexto signo a partir do regente da IV (a Lua), ele tem um significado de servidão e doença. Por estar no décimo segundo signo da Parte do Pai, isso indica inimigos secretos. Concluímos com tudo isso que o pai do nativo será submetido a chefes (casas X e XI) grosseiros(Saturno), conspiradores (Casa XII em relação a Parte do Pai), mas que serão exaltados e respeitados. De fato, tudo isso tem acontecido com meu pai nos últimos quinze anos.

A direção poderia indicar um evento pontual, mas não é o que parece. Isto porque eventos de longa duração são indicados por Casas angulares, tipo de local onde Saturno está.


1 Comment»

  yuzuru wrote @

oi, rodolphis, que tipo de direcao primária voce tem usado ?


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: