Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

O mapa de Vettius Valens

Vettius Valens, chamado na Itália de Vettio Valente, foi um astrólogo que viveu no que hoje corresponde ao território da Turquia, na antiga cidade de Antioquia (chamada de Antakaya), famosa para quem estuda a Bíblia pela passagem do apóstolo Paulo por aquelas bandas. Abaixo nós publicamos seu mapa natal descrito por ele mesmo, o que gera algumas controvérsias do nosso interesse para este artigo:

A seguir, postamos o mapa natal que a maioria dos astrólogos do ocidente fará com a data que Vettius deu em sua Antologia, usando o zodíaco tropical:

O único planeta que difere nos dois mapas é mercúrio. Ao fazer o mapa tomando como referencial o zodíaco tropical, mercúrio está nos últimos graus de Capricórnio. Aplicando a maioria dos zodíacos siderais (Raman, Fagan-Allen, Lahiri, etc.) para os mesmos dados, mercúrio está no signo de Aquário. Será que Vettius corrigia seus mapas respeitando a precessão equinocial?

Nos textos antigos, é comum os astrólogos publicarem mapas com dados errados, porém a diferença é em graus, e geralmente eles permanecem no mesmo signo. Por exemplo, um astrólogo medieval pode dizer em sua obra que vênus está em 23 de gêmeos, quando na verdade estava a 21 graus do mesmo signo. Enquanto nossas efemérides são baseadas em cálculos e observações da NASA, muitos astrólogos dependiam de instrumentos hoje rudimentares, como um Astrolábio. Aqui, contudo, nós temos um erro que pode não ser aleatório, pois a única diferença entre os mapas é mercúrio.

Erros de graus são razoavelmente tolerados para nós, desde que sejam dentro do mesmo signo e casa, pois assim o planeta mantém seu dispositor e suas representações. Nos tempos de Valens, contudo, o erro por mudança de signo era muito mais grave. Isso implicava na mudança daquilo que o planeta representa, já que Vettius empregava o sistema de signos inteiros, no qual uma casa corresponde a todo um signo, do primeiro ao trigésimo grau. Em outras palavras, mercúrio em capricórnio pertenceria ao quinto signo-casa; mercúrio em aquário, ao sexto signo-casa. Mais grave ainda é perceber dois estilos de vida completamente diferentes pela mudança dessa posição, já que mercúrio é regente do ascendente de Valens.
O significado das casas na astrologia helenística manteve-se em grande parte na subsequente astrologia medieval, com algumas mudanças que serão apontadas. Para mostrar o quão grave pode ser para a delineação esse hipotético erro de Valens, vamos delinear esse mercúrio em ambos os mapas. O regente do ascendente na casa cinco inclina o nativo à busca de prazeres e ao gosto pelas missões diplomáticas (a casa cinco rege embaixadores), além do amor às suas crianças. O regente do ascendente na casa seis inclina o nativo a uma vida de trabalhos penosos, sendo uma indicação clássica de escravidão. Na astrologia grega, contudo, a casa seis ganha outra representação: conflito. Nativos com essa posição se inclinam a irritabildiade e a brigas constantes. É a casa dos inimigos, tópico este que passou na era medieval a ser representado pelas casas 7 (para inimigos declarados) e 12 (para inimigos secretos).

Conclusão: Sendo um bom astrólogo, Valens não poderia errar a posição do regente do mapa, pois ela é imprescindível para se avaliar as circunstâncias do nativo e seu estado de espírito. No sistema de signos inteiros, simples mudança de signo acarreta na alteração da interpretação do mapa. Concluímos que ele adotava em suas análises o zodíaco sideral, e por conta disso continuamos investigando outros indícios que apareçam em mapas antigos.

Apesar da investigação do zodíaco sideral ser um problema moderno, podemos encontrar indícios em textos antigos, não uma definição sobre qual zodíaco é o correto porqu,e como disse anteriormente, a precessão na época de Valens era muito pequena em relação aos dias atuais, sendo pouco considerada portanto. De uma forma ou de outra, o mapa natal de Vettius Valens pode ser um forte indício de que o zodíaco sideral era aplicado.

1 Comment»

  Guy wrote @

Rodolfo,O que sei do Zodíaco utilizado por Valens, é que era tropical sim, mas para o ponto vernal ele tinha-o colocado sobre 8ºde Áries.Então o Zodíaco de Valens é o tropical, mas com uma diferença de 8º entre o dele e o nosso.Quando os Gregos passaram a tomar o Ponto Vernal como referência para iniciar o Zodíaco, enquanto na Mesopotâmia partiam da estrela Aldebarão e também na Índia (Zodíaco sideral),houve algum tempo uma certa confusão entre os astrólogos gregos. O 0 Áries era a solução preconizada por Hiparca e Ptolomeu mas que demorou a se impor.Abraço,Guy


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: