Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Combinação de técnicas astrológicas

Quando você pega um mapa de uma técnica qualquer e coloca em cima do mapa natal, como uma sinastria, o que você consegue fazer? Sente que está “sub-aproveitando” toda aquela informação? Acha enrolado demais combinar mais de 20 pontos? Nesse caso, proceda como Jack, o estripador. Vá por partes!

Algumas técnicas são muito didáticas para quem inicia o tópico de previsões, e trazem bons resultados. Uma delas é a Progressão Secundária. Está técnica se aproveita da equação 1 dia de vida depois do nascimento é igual 1 ano de vida. Para saber do meu segundo ano de vida, tendo nascido em 27 de março de 1982 eu analiso o mapa de 28 de março de 1982, e assim suscessivamente…
Eu falei anteriormente que as progressões são didáticas por uma razão simples: poucas coisas nessa técnica mudam ao longo do tempo, e você interpreta apenas alguns elementos do mapa progredido secundário, ao invés de todos os pontos. Eu diria que a progressão deveria ser interpretada da mesma forma que uma revolução solar, só que na progressão nem todos os planetas são importantes. Por quê? A resposta é simples. Saturno e Júpiter não se movem tão rapidamente quanto a lua, o sol, o Ascendente, Vênus e Mercúrio. Sendo assim, com 27 anos de vida o seu mapa progredido mostrará como saturno está 27 dias depois do seu nascimento. Na maioria das vezes ele estará no máximo um ou dois graus a frente de sua posição original. Consulte as efemérides e você me entenderá.
Saturno, Júpiter e Marte só ganham importância quando o ascendente progredido mudar um signo ou mais do que sua posição natal. Quando isso acontecer, as posições e regências do mapa progredido mudam em relação ao natal, então fica interessante usar todos os planetas porque eles trazem informações novas. Mesmo assim, os planetas lentos indicarão tendências muito perenes.
A progressão secundária é importante. A experiência nessa técnica mostra mudanças importantes. Sempre é bom ter uma combinação de técnicas preditivas. Se todas elas indicam a mesma coisa, com certeza o evento vai acontecer. Vou mostrar um exemplo que é a raiz do modo como você interpretará o mapa natal conjugado a essa técnica.
Em primeiro lugar, a mudança de signo do meio do céu e do ascendente é importante. Eu estenderia isso às outras casas, mas priorize os dois pontos citados na consulta, que dirão respeito a mudanças nas ações do nativo (meio do céu) e na sua motivação de vida(ascendente).
Eu vou citar um exemplo baseado no meu mapa natal. Ele será um modelo pelo qual você deve proceder com qualquer planeta. Como você sabe, existem duas versões do mesmo planeta: como ele está no mapa natal e no mapa progredido secundário. Muitas pessoas se confundem com a multiplicação por dois dos significadores, mas elas não percebem que não são dois planetas diferentes, e sim duas versões do mesmo marte, uma explicando e complementando a interpretação da outra!
O regente do ascendente no momento é vênus, pois o ascendente progredido está em Touro. Sendo assim, eu devo procurar interpretar esse planeta no mapa natal e na progressão (a direita). No mapa natal, Vênus está na casa XI (amigos) e rege as casas 2 (dinheiro) e 7 (parcerias).
Na progressão secundária, Vênus também está na casa 11, mas aqui ela rege a casa VI (trabalho) e 1 (nativo). Será que o nativo misturará os significados de trabalho com parceria em amigos? Isto ainda não aconteceu, mas interpretando a minha revolução de 2007, há algo muito similar. Não convém detalhar isso aqui, mas o ideal é combinarmos as “parcerias com amigos envolvendo dinheiro”, representadas por Vênus no mapa natal, com o “trabalho realizado entre amigos”, representado por Vênus no mapa progredido. Disso, chegamos a conclusão lógica de uma parceria de trabalho com pessoas conhecidas, ou o trabalho em condições agradáveis que gera amizades!
Na hora de combinarmos as duas vênus (que na verdade é a mesma em tempos diferentes), não precisamos inventar nada. Para que você não se decepcione com a astrologia, confie em mim, seja simples! Nosso raciocínio interpretativo em questão deve ser quase aritmético:
parceria entre amigos [mapa natal]+ trabalho entre amigos [mapa progredido] = parceria de trabalho entre amigos.

Talvez o leitor esteja inseguro, precisando de maiores explicações do papel que vênus tem nessa combinação de mapas. Existe uma maneira de termos mais informações sobre ela que possam nos assegurar? Sim! Agora veremos como a Vênus “versão progredida” se comporta no mapa natal, e vice versa! Era a explicação que faltava para termos certeza.
A vênus do mapa progredido está na cúspide da casa 12 do mapa natal. Ela tem a ver com hospitais, e dessa forma adicionamos a soma anterior o adjetivo “hospitalar”. A vênus do mapa natal está na casa 10 da progressão secundária, enfatizando mais ainda o elo com a carreira!
Diante de tudo que foi escrito, podemos agora fazer uma interpretação de Vênus nesse momento de minha vida:

“Você está num momento no qual fará amizades no seu trabalho hospitalar, ou terá amigos trabalhando consigo, realizando parcerias que podem lhe trazer lucro.”

O que está descrito acima é uma disposição que influenciará os eventos por um bom tempo, mais do que representar apenas um evento isolado. Nesse período, as relações em hospitais serão mais amistosas do que antes. Estou num plantão atualmente que pude desfrutar de uma amizade agradável com um médico que tem quase a minha idade. Em outras épocas, as conversas com colegas de profissão me eram muito difíceis, pois não havia afinidade alguma.
Como disse anteriormente, ainda não fiz nenhuma sociedade explícita com amigos no campo hospitalar (como dividir um consultório, etc.), mas o plantão que assumi constitui num acordo feito com uma amiga, pois à época da proposta ela tinha um estágio no mesmo horário. Eu farei o plantão até me formar, quando passarei para ela. Isto é uma parceria, um acordo, regido pela casa 7! É preciso flexibilizar as interpretações, mas sem deturpar o significado essencial das casas.
Poderíamos também analisar as progressões do ponto de vista de uma casa, ao invés de um planeta. Como Vênus rege a casa VII, se eu quisesse analisá-la apenas do ponto de vista de relacionamentos, diria que o nativo pode trabalhar com sua parceira, como de fato tem acontecido em vezes recorrentes.
Experimente realizar o exercício acima com todos os planetas de sua progressão secundária, e veja se faz sentido ou não. Procure não deturpar o significado das casas, tenha um raciocínio simples e ficará surpreso com os resultados. A seguir, escrevo um resumo do que fiz acima:
  1. Analise o planeta no mapa natal. Dê preferência a casa onde se encontra, e combine as casas que ele rege como se fossem especificadores do que acontece nessa casa. Como vênus rege a casa 2 e a 7, trata-se de uma parceria (casa 7) entre amigos (pela presença na casa 11) envolvendo dinheiro (casa 2).
  2. Analise o planeta no mapa progredido. Siga as mesmas intruções acima.
  3. Combine (com simplicidade) os dois resultados. Se uma pessoa está com um planeta na 6, e no mapa natal ele se encontra na 5, pense no que o individuo fará envolvendo filhos ou criatividade e trabalho pesado ou rotina. Em determinado exemplo de livro, isso aconteceu quase literalmente: a mulher se mudou para o exterior a fim de conseguir trabalho perto do local de moradia dos filhos! Como a vida é complexa, a combinação de casas pode parecer sem sentido as vezes, mas somente o diálogo com o cliente torna as coisas mais nítidas.
  4. Veja em que casa do mapa progredido está o planeta natal e combine novamente conforme as instruções acima.
  5. Veja em que casa do mapa natal está o planeta progredido, idem, ibidem.

1 Comment»

  Gi wrote @

Rodolfo, eu coloquei no Astro meu mapa progredido para agora. Está certo ou tem de escolher outro ítem? Qual a característica do planeta nesses eventos. Vejo que nesse seu exemplo, você escolheu Vênus e no caso de Marte como seria? Influência ruim?


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: