Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

O que é um Aspecto?

Aspecto é mais uma palavra do longo idioma astrológico que influenciou o latim. Quando sua avó aprendeu essa “língua morta” na escola, descobriu que “aspetare” significa ver. A mesma raiz está contida no italiano e em outras línguas latinas, mas estou aqui preocupado com a técnica dos aspectos. Vamos dissecá-la, mas por hora saiba que aspecto significa ver, mas não num sentido passivo que implica a visão hoje em dia, com a tevê a nos injetar toneladas de cores e ideologias babacas que aceitam passivamente. Não seria “ver” como a imagem dos jecas-tatus vendo boquiabertos um avião passar perto deles. Seria “ver” num sentido mais particip-ativo: como os chefes de estado que vêem uma crise no país vizinho e precisam se posicionar, ajudando ou o prejudicando mais ainda!

Em primeiro lugar, meu conselho a você é esquecer essas linhazinhas à primeira vista. Pense nelas depois de você ver bem o que os dois planetas fazem isoladamente no mapa natal. Eles regem umas três casas (duas por domicílio, uma por exaltação) no mínimo, e podem estar posicionados numa quarta! Você não acha que isso basta para quem está começando?

Na astrologia medieval, os aspectos são colocados em segundo plano. Aliás, a astrologia natal também não é tão supervalorizada: no Liber Astronomiae, magnum opus astrológico medieval, ela está no nono capítulo, depois de toneladas de princípios astrológicos, astrologia eletiva, horária, etc. Ou seja, o homem tinha uma preocupação maior com a astrologia num contexto coletivo e mundial do que simplesmente individual. Astrologia mundana fazia mais sucesso, não se resumia às constatações após o fato de muitos astrólogos de internet que só me irritam.

Parece que não tem nada a ver com o assunto, mas você verá que tem: Astrologia mundial é importante pra caramba. Se o mapa de ingresso do meu país promete uma guerra sangrenta, nem por um decreto a paz que meu mapa natal individual promete se concretizará. Ou seja, aprendendo com o passado um pouco, será que você poderia deixar de olhar para o seu umbiguinho só um pouco e ver que existe um mundo todo ao seu redor que pode até anular o que seu mapa promete?!

Os aspectos também são assim. Eles fazem o planeta deixar de olhar para o seu próprio umbiguinho e se inteirar com o que está acontecendo, desde que ele veja! Um “raio” (outro nome comum aos aspectos!) que marte envie a outro planeta o torna ligado aos assuntos que o outro planeta rege. Só que o modo como Marte verá esses assuntos pode ser hostil, violento ou mais suave e socialmente aceito! Por isso que existem aspectos mais violentos e outros mais soft!

Nada melhor do que um exemplo. No mapa abaixo, coloquei apenas dois planetas, para facilitar. Perceba que marte faz um trígono com Saturno. O trígono representa que um vê ao outro. Na astrologia medieval do ocidente, a visão representada pelos aspectos sempre é mútua. Ou seja, Saturno vê a Marte, e Marte vê a Saturno. Na Astrologia Védica, aquela que os hindus ensinam há milênios, não é assim. Marte poderia estar vendo Saturno, mas este não! Isso é uma longa história que não convém aqui, mas perceba o desenho abaixo e note as casas onde os planetas estão, bem como as casas que eles regem.


Marte está no seu domicílio, em Áries. Ele rege os domicílios de Áries e Escorpião, e portanto as casas nove e dois. Marte também rege Capricórnio por exaltação, é importante se lembrar da casa desse signo também, que no mapa é a 11. Saturno está em detrimento, rege a casa 12 e 11
natais, e rege Libra por exaltação, a casa oito.

Marte se aplica a Saturno. O que isso significa? Se Marte estivesse no mesmo signo que Saturno, ele estaria um pouco atrás do grande maléfico. Como Marte é mais rápido que Saturno, ele vai alcançá-lo. Eu costumo comparar o Zodíaco a um Grand Prix cheio de carros com velocidades muito variadas entre si. A Lua é a nossa Ferrari, o mais rápido dos planetas. Saturno é o nosso fusca. Marte seria mais rápido que Saturno, então ele com certeza vai alcançá-lo, salvo se não ficar retrógrado, coisa que não convém escrever muito a respeito no momento.

Em primeiro lugar, precisamos ver o que cada planeta representa. Idealmente, seria bom nos voltarmos para as casas que cada um rege uma a uma, a fim de não embolarmos a análise. Por exemplo, marte rege a casa nove, então vamos julgá-lo a partir dela. O regente da nove está na casa dois, conectando viagens, lei e religião com dinheiro, e como estamos falando de marte, isso será por conflito. Como marte está em Áries, ele tem força o suficiente para vencer e terminar esse conflito de vez – um marte debilitado vai duelar por toda a eternidade sem resolução dos problemas!

Agora, vamos analisar Saturno sob o ponto de vista da casa onze, “amigos”. Os amigos do nativo tem alguma relação com trabalho. É claro que a primeira coisa a se pensar é em trabalho com amigos, mas pode ser uma relação menos óbvia até. Talvez ele faça amizades no seu trabalho se o regente da 11 estiver forte, mas não é o que acontece. Saturno está em detrimento, incapaz de produzir coisas, apenas de destruir sendo muito radical em sua natureza, que é de severidade, isolamento, restrição e inativação. Frente a esse panorama sombrio, podemos ver que o nativo pode entrar numa solidão terrível quando Saturno for ativado na sua vida – pela análise desse planeta, aprendemos que a vida social é extremamente prejudicada pelas condições árduas de trabalho!

Depois disso, vem o trígono para ligar os dois. Assuntos que não tem nada a ver, mas que se ligam por essa maldita linha, cujo funcionamento você nunca entendeu. Se fosse uma quadratura, teria mais a ver com o drama que eu interpretei de Saturno, mas não. É um trígono, que você aprendeu ser suave e facilitador.

Meu caro leitor, aprenda uma coisa: os aspectos não mudam a natureza dos planetas. Eu tenho aqui um Saturno escroto e miserável, que se liga a esse Marte vitorioso. Saturno não ficará maravilhoso com esse marte implacável, mas o planeta vermelho dará uma forcinha, já que ele está mais forte que Saturno. Como marte está com dignidade em Áries, além dele enviar seus assuntos a Saturno, ele envia sua virtude vencedora. Enfatizo isso porque você também aprendeu que um planeta superior domina um inferior, assim Saturno influencia marte, e não o contrário. Lamento informar a você que isso não passa de uma interpretação robótica das regras. Se meu marte está mais forte, como ele pode ser influenciado por Saturno, sem ajudá-lo? Quando você for interpretar, perceberá que essas regras vão pra debaixo do chinelo astrológico, junto com os asteróides.

Esqueça no momento esse conceito de superioridade. Pense somente que um planeta representa uma época ou situação de vida, que se torna mais complexa com a inclusão de um aspecto a outro planeta! Por isso é fundamental interpretar todas as casas do mapa natal antes de ler os aspectos! Se Saturno estivesse solitário, sem o trígono de marte, ele estaria perdido, pois teria de trabalhar sem a mínima ajuda de marte para conseguir cumprir os prazos e quem saber sair com seus amigos.

Quando você ver um planeta no mapa, perceba que tipo de época ele regeria. Os aspectos que ele recebe tornam a época mais complexa ainda: quando um dos planetas do aspecto se ativar em técnicas preditivas, o nativo viverá um período composto de vários assuntos! Pode ser luz e sombra ao mesmo tempo: uma época de muito trabalho, mas ao mesmo tempo com festas e diversão e alguma angústia emocional. Tudo depende das casas envolvidas. As possibilidades são infinitas!

Para terminar, o que o marte em trígono com Saturno representa? Podemos criar uma imagem para facilitar. Seria ideal conhecermos a pessoa, mas é um mapa fictício. Então imaginamos que marte em trígono com Saturno nesse mapa corresponderia a épocas de vida nas quais o nativo tivesse muito trabalho, que acabava por isolá-lo e deixá-lo deprimido (muito comum de Saturno na seis), mas ele ganharia muito dinheiro pela requisição de uma indenização e de uma liminar diminuindo seu tempo de serviço para níveis aceitáveis pela lei (marte na 2 regendo as casas 9 e 2) e com isso poderia dispor de mais tempo e condições de vida mais saudáveis. Poderia representar que ele conseguia dinheiro dando aulas (regente da nove na dois) de algum assunto marcial envolvido, estas o ajudando improvisadamente a vencer condições difíceis de doença ou desemprego. Sua depressão poderia ser melhorada com o vigor de marte!

3 Comments»

  Gi wrote @

Rodolfo, eu não gosto de gente que sai botando a culpa em todo mundo que “invejou” sua vida, e que há “energia ruim” mas convenhamos que seu raciocínio está certíssimo quando fala dessa questão de “não olhar para o umbiguinho e ver o mapa do país, o que ele promete”. Acredito piamente nisso, mas parece que se a gente comentar em algum lugar, o povo vai dizer que vc tá louco e que “capitalismo e situação de país pobre” não existe. Então tá. ;-0 O self-made- man anda com tudo mesmo! Culpados somos nós que estamos invejando quem mora fora e “de deu bem”! hehehe

  Gi wrote @

“Escroto e miserável”! Ahaha!O meu Saturno está em trígono com Marte. Realmente essa linha é meio incompreensível, me faz meio banana. Mas talvez bastante compreensiva em relação a pestes em forma humana. ;-))Perguntinha: até que ponto você acha que o Marte na triplicidade (em Peixes, o meu; olha aqui “o umbigo”!) poderia “vencer” certas coisas?

  Gi wrote @

Um Marte com algumas quadraturas e uma oposição mas em triplicidade e digamos, forte e se aplicando a Saturno vale então? Se Saturno está exilado e faz menos aspectos, então não é errado pensar nisso aí. No caso, teu exemplo aí bate com o do meu mapa. Falo sempre de mim, porque é o único “desenho” guardado em arquivo aqui, mas sei que pra estudar Astrologia, devemos pegar qualquer mapa.😉


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: