Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

analfabetos celestiais.

Existe um livro de Rumen Kolev cheinho de fotos como esta. O livro é caro porque as fotos são feitas de papel fotográfico e coladas no livro, é mole? Sabia que você pode fazer uma astrologia totalmente diferente da nossa hoje em dia só observando os céus? Não falo da astrologia medieval, e sim da Babilônica. Antes de você pensar que eu desisti da astrologia medieval, apenas quero mostrar que algumas coisas das quais falo depende da observação celeste, na qual somos (e sou) analfabetos. Eu não sei nem encontrar o norte geográfico, muito menos observar Aldebaran!
Você já identificou aquele grande halo de luz que emerge do mar como o Sol, e provavelmente achou que aquele pontinho prateado acima do sol é vênus. Bela imagem, não? Sabia que vênus está oriental na foto?
Vênus está oriental porque ela aparece primeiro que o sol no amanhecer, no oriente. Se ela aparecesse depois do pôr-do-sol, seria chamada de ocidental. Esses conceitos são apenas observatórios, ou não?
Essa é a parte observatória da astrologia que se mantém importante na astrologia medieval, porque essas definições definem se um planeta está forte, se seus significados acontecerão tarde ou cedo na vida, etc. Alguns planetas são melhores quando orientais, outros ocidentais.
Essa é a grande distinção entre a astrologia moderna e a antiga. O nosso céu hoje se resume a uma tela de Solar Fire, e assim fica difícil perceber a importância de conceitos como a orientalidade e a ocidentalidade. Quando um planeta está ocidental, um dia inteiro teve de passar para ele aparecer. É por essa razão que os significadores ocidentais acontecem no fim da vida.
Confesso que ver uma imagem como a acima despertou um sentimento forte no meu peito, por ver os planetas que tanto uso, como se fossem personagens de um livro que gosto. Antes, eu os conhecia somente pelas descrições. Nunca eu reparei num planeta ao vivo, somente eclipses lunares e olhe lá. É difícil e somos analfabetos celestiais, mas um dia isso acaba.

2 Comments»

  Anonymous wrote @

Rodolfo,Tem um programinha que é bem legal e ajuda bastante a reconhecer a localização de planetas e constelações no céu. É o Stellarium (www.Stellarium.org). Ele mostra em tempo real como são visualizados os astros no céu de qualquer ponto de observação da Terra. A representação gráfica é bem bonita.As vezes gosto de identificar estrelas e ou planetas da janela daqui de casa usando o programa.Vale a pena para quem se interessa sobre observação celeste.Giuseppe

  Gi wrote @

Amei! E que foto.. Sabe que daqui de casa posso ver o céu estrelado todas as noites, e até arrisco uns palpites sobre “quem é quem”?😉 Sem falar que já vi inúmeras estrelas cadentes. Quem diria que em pleno Rio de Podreiros conseguiríamos essa façanha?


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: