Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

pra que servem as dignidades?


Finalmente, no me parece que convenga omitir aquí lo que observó Cardano: que los planetas en su propio Domicilio tienen significados más eficaces respecto a la vida, el cuerpo, las costumbres, el ingenio; en su exaltación, son más fuertes en cuanto a honores, dignidades, acciones y cambios de la fortuna; en su triplicidad, en cambio, más poderosos respecto a las amistades y conversaciones. A esas afirmaciones, con toda justicia, añado esto: tan sólo están determinados para tales asuntos los propios planetas en el tema. Porque es absurdo opinar que un planeta en la octava, que no fuera regente de la primera, aunque estuviera en su propio Domicilio, significaría algo de la vida o ingenio, cuando, al contrario, lo que representa es la muerte.

Así pues, Cardano dice (con más propiedad) en otro sitio que un planeta que está en su trono o en su Domicilio y es regente del Ascendente o de la carta natal, confiere al nativo una gran autoridad, una vida feliz y tranquila, tanto entre los suyos como los de fuera, y hace que alcance los bienes con facilidad. Pero en su exaltación, otorga, de repente, honores de un tipo mayor y potestades, pero con dificultades medianas y sujetas a frecuentes cambios. Y, en suma, presagia un estatus egregio e ilustre, pero la mayor parte de las veces turbulento, sobre todo si (es un añadido mío) reciben malos aspectos de Saturno o Marte. Por fin, un planeta en su triplicidad tan sólo hace que el nativo sea afortunado por sus consejos, preces, advertencias y negociaciones con los demás, y que sea escuchado por ellos.

Esse é um trecho da astrologia Gallica, a obra de Morin de Villefranche. Mais um estudo sobre como aplicar as dignidades na prática. Um astrólogo prático, detesto não usar todos os recursos do mapa, e este tem sido subutilizado por mim há tempos. Eu tenho lá meus palpites.
A primeira coisa que me vem a mente seria adaptar o contexto das debilidades na casa em questão. Os autores comparam sempre a dignidade de domicílio a “um homem dentro de sua própria casa” ou qualquer coisa parecida. Essa comparação sempre me irritou porque, para a minha mente pragmática, “um homem no seu domicílio” se aplicaria somente a planetas na casa 4. Os autores antigos preferem escrever verdades importantes e multifuncionais em metáforas. como aplicar as metáfora do domicílio numa casa que nada tem a ver com esse conceito? Recentemente, contudo, tive algumas idéias interessantes sobre como usar as dignidades. Vou compartilhá-las aqui.
Se eu tenho marte na casa 11, em Áries, ele está em seu domicílio na casa dos amigos. O que poderia representar isso? Ele promove os assuntos da casa, isto já sabemos, mas como eu poderia ler o conceito de domicílio nessa casa?
Eu fico pensando como seria o reino dos amigos, a casa dos amigos ou o domicílio dos amigos. Como você se daria bem no reino dos amigos? Como você estaria em casa na casa dos amigos? Essas perguntas me suscitam crer que um planeta em domicílio na casa 11 faz com que eu me sinta em casa, bem, ao lado de um amigo com a natureza do planeta que está nessa casa.

E se esse marte estivesse em Libra? Estaria em detrimento, como se estivesse entre os seus inimigos. Como alguém se sente em terra inimiga na casa dos amigos? Um ambiente hostil, será que os amigos são amigos de verdade? Será que a pessoa se sente em casa? Claro que não.

Entre o domicílio e o exílio, existem várias dignidades, e com elas várias nuances. Eu tenho Vênus em Aquário na casa onze. Meus amigos são venusianos – lidam com música, arte, poesia. Umas e outros são homossexuais. Isso não parece mudar muito de vênus para vênus, pela minha experiência. Como eu me sinto com esses amigos? Peregrino, como a Vênus. Ela se sente uma estrangeira em terra estranha, não é odiada mas também não encontra honras nesse lugar. Não é recebida com honras, embora consiga a apreciação dos seus amigos. Passeio sempre pelos grupos, com a sensação de não pertencer a eles.Esses conceitos servem para confirmar como as pessoas vêem uma Vênus em Aquário: carismática, esquisita e distanciada. Mas também pode indicar que o nativo terá amigos numa situação onde ele será peregrino, um estranho entre pessoas de mesmo comportamento.


As dignidades transpassam todos os planos da existência – do psicológico ao social. Pouco a pouco, eu me familiarizo com elas. Experimente você também exercitar sua imaginação, fazendo combinações esquisitas, como vênus em libra na casa seis. Veja no que dá e compare com a realidade. Voe sempre com os pés no chão.

4 Comments»

  yuzuru wrote @

Eu tambem tenho venus na 11 em aquario, rodolfo, mas o talento conjunto de musicalidade, etc, de todos os meus amigos é um tanto quanto fraco ;-)Provavelmente é porque o seu saturno está em libra, e o meu está em cancer (yugh)

  rodolfo_veronese wrote @

São manifestações plausíveis de Vênus: amigas, gays, músicos, devassos, putas, dançarinas, etc. Nem sempre todas, às vezes algumas. Firmicus Maternus diz que vênus na onze pode gerar alguém com talento musical, é um significador profissional também. Na minha Firdaria de Vênus desenhei pra caramba. Talvaz porque, como vc disse, seu dispositor está angular e exaltado… Who knows…

  Gi wrote @

Eu sempre me identifiquei com os mais velhos. Saturno na 11. Exilado então, fio, eu que sou estrangeira, tá? Fica só aquela coisa de poder falar com meu pai, só gente mais velha. hehe E os novos ou da mesma idade são “os filhinhos da mamãe Lua dispositora falante geminiana de casa 10”.😉 A sua tá boa demais! Estou adorando as aulas. E não seja tão pragmático. É fácil entender metáfora.😉

  Gi wrote @

Já pequena ficava eu lá exilada… ouvindo bossa-nova ao lados dos mais velhos!!!! ahaha Quelle tragédie. Bastava olhar pro lado pra me estrepar e alguém me puxava o tapete exigindo mais amor. Mas até que tenho amigos fiéis. Jesus, penso eu!


Leave a Reply

