Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Marte, Casa XII e as drogas

Na Astrologia dos séculos XX e XXI, o planeta vermelho foi domesticado. Só se atribui a energia marciana a esportes e pequenas contendas. Ele virou uma energia pequena, e hoje se reputa o caos a Urano. O caráter destrutivo de Marte foi esquecido.

Marte em mal estado sempre foi interpretado como algo poderoso, destrutivo e descontrolado, principalmente em mapas diurnos, pois de dia não se moderam suas qualidades quentes e secas, estas ficando poderosamente enfatizadas.

Existem outras nuances dadas a marte que foram perdidas no tempo, porque a astrologia psicologica usa o mapa todo para delinear o comportamento, o contrário do que ocorria antigamente, quando descrições complexas de comportamento eram atribuídas a apenas um ou dois planetas.

Apesar da discrepância entre o antigo e o novo, muitas reflexões pós-modernas sobre o que Marte representaria podem nos ajudar a entender o que ele representou para os astrólogos medievais, e o melhor: essas descrições podem ser usadas até hoje, com as devidas adaptações culturais.

Para os psicólogos, marte representaria uma instância psíquica na qual tentamos conseguir tudo o que desejamos, o quanto antes possível. É o significador principal de impaciência e competitividade. É simples ligar essas características a um ato que seria a demonstração do seu excesso: assassinatos e roubos.

Marte na casa 12 em mal estado cósmico, se determinado a casa 1, pode representar que o nativo possui um comportamento auto-destrutivo. Tenho visto esse posicionamento em usuários de drogas e bebedores pesados. Marte na seis tendo relação com a casa 7, fala que o parceiro(a) possui esses hábitos. A impaciência e o desejo marcianos, quando determinados à casa da auto-destruição, toma a forma de comportamento compulsivo. Em menor grau, não necessariamente indica dependência, mas pode representar que o nativo faz algo para saciar seu desejo escondido dos demais (casa 12).

Mas as razões para atribuirmos drogas a marte podem ser mais simples do que a abordagem psicológica. O pequeno maléfico sempre teve relação com o fogo e materiais cortantes, além de todo o processo que lide com esses materiais, dando vazão a um´grandioso número de profissões e objetos que podem se relacionar a marte: de cozinha a engenharia química. Experimente pedir a quem tem marte na casa um para cozinhar. Você pode se assustar com a sua perícia! Ele lida de um modo excelente com facas e fogões.

Dentre os objetos acima citados, encontramos produtos químicos e injeções. Ao percebermos a determinação marciana por posicão na casa 12, e por regência a casa 1, podemos verificar se isso é literal na vida do nativo: ele (1) usa essas coisas (marte) contra si mesmo (12).

Estaria na expressão “usar contra si mesmo” um juízo de valor preconceituoso contra as drogas? Se elas dão prazer, e podem ser usadas com cautela, não deveriam ser representadas pela casa 5? Ou seja, atribuir “drogas” a casa 12 seria condenar essas substâncias a ilegalidade, mesmo quando elas podem ser usadas por alguém e esta pessoa manter sua vida normal?

Não tenho experiência para responder agora a essa questão. A casa 12 pode ser lida não somente como coisas ilegais: ela representa coisas escondidas, e não podemos ter idéia se alguém é usuário de drogas apenas pela sua aparência. A casa cinco envolve coisas escondidas também, pois sexo virou um tabu e hoje é compartimentalizado num local propício a ele, o quarto.

Há diferenças significativas entre a casa cinco e a doze, capazes de dissipar nossa dúvida recém-criada: atribui-se a última casa toda a sorte de comportamentos e condições sociais que podem ser reduzidos às expressões “misantropia”, “sarjeta” e “falta de dignidade”. Perceba que esses conceitos passam longe dos significados usuais da quinta casa, na qual enfatiza-se o prazer e a criatividade.

No momento atual, creio que se as drogas levam o indivíduo a fazer coisas escondidas e a “sarjeta” o encontra, não vejo casa melhor para representá-las do que a 12.

14 Comments»

  Ricardo wrote @

Não é muito legal comparar, mas 12 e peixes que geralmente é ligado a quem tem dificuldade com a realidade e uso de drogas, o famoso pé inchado.
A droga aprisiona traz dependência, prende.
E saturno(depressão) fica mais feliz que pinto no lixo, engraçado que ele é ligado a realidade dura, tão dura que a droga ajuda a fugir um pouquinho.
E muitas vezes os astrologos têm pelo menos 1 luminar na 12, onde a lei de Murphy sempre funciona.

  Rodolfo wrote @

Realmente, Saturno na 12 é bom… Para Saturno, e não para o nativo…

  Luiz Heck wrote @

Rodolfo,Já vi tambem,dependência de drogas,até em situações mais sutis ,como Marte em outra casa mas regente do regente do asc e em mau aspecto com planeta situado na 12.Nestes casos tambem houve atitudes autodestrutivas e automutilação,oque vem a confirmar as suas constatações a respeito de Marte e a casa 12.Muito interessante parabens.

  Vanessa wrote @

Eu não uso drogas !!

  Alberto wrote @

Tenho Marte, Mercúrio e Sol na 12. É realmente para mim difícil descrever o que sinto, ando à procura d emim mesmo… mas sinto-me “preso” sim, há coisas na minha vida que me deixam sentindo assim…no entanto nunca entrei no mundo das drogas e acredito que nao o farei. Não tenho vícios! Sou muito ligado no esoterismo, isso sim! Tenho uma forma de ver as coisas diferente dos demais. Sinto-me diferente. Espero ter contribuido com meu testemunho.😉

  Ben Hur wrote @

Tenho marte exaltado em capricórnio na 12 e retrógrado.
Não tenho tempo para “viciar” em nada. Tenho muita coisa para fazer e não posso me dar ao luxo de fugir à realidade, quero me adequar à ela e compreendê-la. Me amo demais para ser autodestrutivo, jamais faria mal a mim mesmo.

  teresinha salgado wrote @

gostaria de colocar a seg questão:tenho lido que saturno na casa oito e neste caso conjunto a marte é sinónimo de um homem que gosta de prostitutas ou que trata as mulheres de uma forma errada.neste caso específico o sol e lua estão em capricórnio ,na 9 e saturno em sagitário conjunto a marte.ascendente em touro e vénus em aquário na 10 oposta a urano.

  Cristina wrote @

eu tenho marte na casa 12 em cancer…
tenho notado que os homens com qual me envolvo mais profundamente tbm tem marte na casa 12…

  Raquel wrote @

Tenho marte na casa 12 em leão e sinceramente penso que é possivel transmutar essa energia auto-destrutiva em algo poderosamente positivo e que possa ser benéfico para os outros.

  Guilherme wrote @

Sente só, conjunção sol/lua em áries e marte/mercúrio em touro, todos na casa 12. Muitas dificuldades, sim. Nunca me envolvi com drogas pesadas, mas os vícios em geral me perseguem, ou vice-versa sei lá.

  Helen wrote @

Como seria os aspectos emocionais de uma pessoa com netuno, jupter e marte na casa 12??….e ainda pra ajudar com o sol em peixes!!!….responda-me por favor!!!…estava aqui “TENTANDO” ENTENDER o meu namorado e me deparei com exatamente TUDO o que é ele….inclusive o vício por drogas!, isso não tem jeito???, como posso ajudá-lo. Fiquei impressionada com as semelhanças que encontrei.
Helen

  Michel wrote @

Eu tenho 5 planetas na casa XII, o sol principalmente,..fui usuário de drogas, hj frequento o AA e o NA e estou limpo a 9 anos…realmente é uma casa muito complicada..namorei e fiz muitas coisas escondidas, principalmente usando drogas….não traí, mas pq não tive oportundade, mas meus pensamentos traíam minha namorada….

Mas entreguei meu ego e me tornei outra pessoa, depois de uma grande autoconscientização de minha personaliadade e uma analise das pessoas que eu estava atraindo, que nada mais eram do qeu reflexos da minha personalidade, entao, eu me enxerguei nos outros, e hj sou uma pessoa íntegra, fiel e com muitas qualidades que muitos me falam e as vezes não acredito…abraço

  Vania wrote @

Tenho marte em capricornio na casa XII. Sou muito sensível a qualquer tipo de drogas e atraí alguns homens usuários de drogas ao longo de minha vida….

  isis wrote @

E sobre saturno na casa 12? É pior que marte?


Leave a Reply

