Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Astrologia Highlander

No post anterior, nos deparamos com a grande quantidade de significadores relacionados a uma casa. Hoje nós vamos aprender como escolhemos um deles para representá-la em técnicas preditivas.

Assim como o Highlander, filme protagonizado Cristopher Lambert, quando se analisa uma casa, se a maioria dos significadores dela estão fracos, só pode haver um. Na verdade esse extremo nem sempre tão verdadeiro, mas quando todos estão fracos é muito difícil a realização dos assuntos de uma casa nos períodos regidos por esses planetas.

Uma casa possui em torno de cinco regentes (ver posts anteriores). Nem todos podem finalizar os assuntos dessa casa, pois estarão fracos. Fraqueza em astrologia é definida como:

  1. Aspectos tensos de Saturno e marte ao regente – conjunção, quadratura e oposição.
  2. Cadência (o regente posicionado nas casas 3, 6, 9 e 12 – leve em conta os signos a partir do ascendente também – por exemplo, o 12o signo a partir de Áries (peixes) pode indicar cadência numa pessoa com Ascendente Áries, mesmo que o planeta em peixes se encontre na casa 11).
  3. Debilidade zodiacal – O planeta em seu detrimento, queda, ou peregrino (signo no qual não tem dignidade alguma) com dispositor fraco (de acordo com as condições 1 e 2).
  4. Oposição ou conjunção ao sol: que gera a retrogradação e a combustão, respectivamente, grandes indicadores de fraqueza do planeta.

Listar todos as combinações de debilidade acima seria impossível. Cada planeta terá um determinado tipo de fraqueza, que deve ser comparada aos outros regentes. Às vezes trata-se da questão de escolher o regente menos fraco. Quando uma casa contém muitos regentes debilitados, temos de escolher aquele que é relativamente mais forte que os outros. Força não é algo absoluto em si, é uma grandeza relativa.

No exemplo acima, se quiséssemos escolher um regente para a casa 2, temos várias opções. Perceba que júpiter é o regente da casa 2 (em peixes) e se encontra aflito pela quadratura com Saturno. sua angularidade é excelente, mas passamos a análise de outros regentes na tentativa de encontrar um “menos pior”. Vênus se exalta em peixes, sendo o segundo regente da lista. Ela está angular, mas combusta e em detrimento.

Depois de perceber que o domicílio e a exaltação de peixes se encontram fracos, passamos aos regentes das triplicidade que não se repetem, já que o primeiro é a já citada vênus em escorpião. Marte é o planeta mais próximo da cúspide da casa dez, mas se encontra combusto pelo sol, a despeito de estar em seu domicílio, escorpião. O terceiro regente da triplicidade se encontra longe de todas essas aflições, é a lua, está exaltada em touro, angular, mas recebe uma oposição de marte em escporpião. Como a oposição é um aspecto pior que a quadratura, e na configuração dada não há recepção, estamos diante de um dilema, no qual todos os planetas estão aflitos.

Quando isso acontece, há uma opção não referida no esquema que apresentei acima. Devemos escolher uma parte árabe que possua relação com o assunto em questão. E qual não seria a parte mais adequada para assuntos financeiros, senão a mais famosa das partes, a parte da fortuna ou pars fortuna?

Perceba que a parte da fortuna está em leão, aspectada pelo principal regente, o sol. Estou muito inclinado a encarar o Sol como significador financeiro dessa nativa: se um regente do signo na qual a parte se encontra a aspecta, ele ganha representação sobre os assuntos da parte. Todos os planetas que fazem conjunção com o sol não o afligem, pois marte está dignificado em escorpião. O sol está longe de receber uma quadratura de saturno. Chegamos a conclusão de que as finanças da nativas são fortes, posto que seu significador está angular, mas não tão fortes quanto um planeta em seu domicílio. O sol no exemplo está peregrino, e seu dispositor, marte, está combusto, indicando desse modo que as coisas pioram com o tempo.

O que podemos esperar? Nos períodos regidos pelo sol, a nativa desfrutará de um aumento no seu patrimônio. Como ela nasceu de dia, os períodos planetários começam pelo sol. Dessa forma, percebe-se que ela desfrutará de uma maior substância na sua infância. Quando a profecção do mapa chegar a casa 10 e entrar em conjunção com o sol, ela terá um aumento da sua renda.

Quando se ativar o período do regente principal da casa dois, júpiter, uma questão importante sobre dinheiro pode vir a tona, mas júpiter não tem poder como o sol para promover aumento da renda da nativa – perceba que ele está aflito por Saturno, indicando que as casa regidas pelo maléfico podem espoliar seu patrimônio. Isso significa que, nos períodos de Júpiter, a questão financeira importante não será um aumento da renda, mas sim uma perda. As casas que causariam aflição no exemplo são a 7 – parceiro, a 1 (aquário, regido por Saturno) e a 12 (inimigos secretos, internações, frustrações). A casa de libra pode contribuir para isso, pois saturno é candidato a Almuten da nove. Esse é o papel que o regente aflito de uma casa possui. Proceda assim com todos os planetas referentes a casa, e você terá um panorama para toda a vida dos altos e baixos de uma determinada área da vida.

Gabriela nasceu em 05 de novembro de 2006, dois dias atrás antes desse post.

1 Comment»

  Anonymous wrote @

O negão da figura não quer sorrir!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: