Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Semelhanças entre o antigo e o moderno.

Recentemente discutia com Paulo Silva, amigo e excelente astrólogo, portador do site astrologia medieval (ver link ao lado direito da tela) sobre a questão das qualidades positivas de um marte dignificado.

Existem autores que dão aos maléficos a reputação de representarem sempre eventos adversos. O estado cósmico deles representaria, portanto, o quanto cada indivíduo será capaz de driblar tais problemas sem receber muitos danos, ou de resolvê-los definitivamente.

Paulo, contudo, discorda dessa opinião frequente, baseando-se nas mesmas fontes dos autores acima. Exemplos como esse nos mostram o quanto um texto pode ser interpretado de modos diversos.

Para Paulo, os planetas maléficos Marte e Saturno, se regem casas boas da figura e estão em bom estado cósmico, são planetas acidentalmente benéficos. Uma vez chegado a tal conclusão, o leitor poderá recorrer ao primeiro parágrafo para entender qual foi a minha dúvida. Agora, então citarei qualidades benéficas de marte e saturno.

Marte
A casa onde ele se encontra representa em bom estado cósmico representa um grande desgaste de energia, iniciativa, ímpeto, coragem e audácia.

Saturno
A casa onde se encontra mostra um local de foco, concentração e disciplina.

Perceba que Saturno e marte, regendo casas boas da figura e estando em bom estado cósmico, tendem a apresentar tais características. Perceba também que tais características revelam um estado de espírito. Não falamos de eventos, mas de uma qualidade ou modo de agir. Tal qualidade de agir nos remete ao tema do post: semelhanças entre o antigo e o moderno. Vamos entender o porquê.

Perceba que marte e saturno adquirem contornos bastante modernos nessa abordagem. Nas condiçõs acima eles representam estados modos de agir. Trata-se de uma delineação bastante similar as intepretações modernas. É bastante comum ver os astrólogos “modernos” reputarem a marte e a saturno tais atributos. Essa percepção traz consigo um insight: os autores modernos enfatizam as características boas dos planetas em detrimento das difíceis.

De onde vem essa visão seletiva? ignorando-se as nuances do estado cósmico planetário, desconhecemos como um planeta se manifestará.

No comments yet»

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: