Astrosphera

Ancient astrological technics uncovered.

Breve análise de uma casa

Uma casa no mapa possui vários regentes:

1 – Regente do signo da cúspide da casa;
2 – Regente que se exalta no signo da cúspide;
3 – Regentes das triplicidades do elemento da casa;
4 – Regente do termo da cúspide da casa;
5 – Regente da face da cúspide.

Você descobre os regentes lendo as tabelas de graus encontrados no site http://www.astrologiamedieval.com. Vá até a sessão de downloads (arquivos) e baixe as tabelas em pdf.

Há um total de sete pontos para cada casa, mas em alguns deles um planeta sempre se repete. Por exemplo, você pode ter um regente do termo igual ao regente da exaltação. Dessa forma, como isso sempre acontece, temos em média quatro a três planetas regendo um determinado ponto do zodíaco.

O estudante precisa transcender as usuais críticas a astrologia medieval e perceber que esse número de planetas não complica a interpretação. Ao contrário, ela oferece expressões possíveis para cada casa, caso o regente tradicional (do signo) esteja combusto (em conjunção com o sol), recebendo aspecto tenso de Saturno ou marte, e/ou retrógrado, além de estar numa casa cadente ou maléfica (casas 6, 8, 12, e em menor grau as casas 3 e 9): são as aflições , que impedem a realização de um planeta.

A teoria é melhor explicada através de exemplos. Supondo que eu tenha uma casa 2 (posses) em touro. A posição do regente da casa 2 (vênus) vai indicar onde conseguimos renda. Se esse regente está aflito, então temos de ver outro regente. Esse indicará a área da vida que possibilitará o melhopr fluxo de capital.

Uma coisa que devemos perceber é a similaridade entre a vida e a técnica de interpretação do mapa: na vida, olhamos as opções apresentadas e escolhemos uma dentre elas para nós. Algumas opções vem acompanhadas de dificuldades, sendo evitadas. O mesmo raciocínio procede na escolha de um planeta.

Nem sempre a opção escolhida será também fácil, mas ela foi, para nós, a melhor escolha dentre outras mais flitas ainda. Com o mapa natal, é a mesma coisa.

1 Comment»

  Anônimo wrote @

Ok, mas e se o regente estiver numa casa maléfica mas bem aspectado c/ um planeta, ou se estiver mal aspectado com um planeta e bem aspectado com outro?

E se estiver na casa 7, por exemplo, significa apenas que vai viver às custas de outro ou pode obter lucro de algum tipo de trabalho?

Abraços

Sharles


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: